SAÚDE
Estado recebe 360.950 doses de vacina contra a Covid-19 nesta quinta-feira
O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta quinta-feira (29/04), nova remessa de vacinas contra o coronavírus do Ministério da Saúde. Chegaram ao aeroporto Salgado Filho 353.750 doses da AstraZeneca e 7.200 doses da Coronavac.
Com a remessa da AstraZeneca, o plano da Secretaria da Saúde (SES) é avançar na vacinação dos idosos (atingir 100% da faixa etária até 60 anos) e começar a vacinar pessoas com comorbidades. Às 16h ocorre uma reunião entre SES e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) para definir os percentuais que serão destinados a cada grupo prioritário.
A distribuição desta remessa deve ocorrer nesta sexta-feira (30/04) às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs) e municípios próximos à capital, com apoio logístico da Brigada Militar e da Polícia Civil. Após as cargas saírem da Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre, em até 24h já estão em todas as regiões do Estado.
Com a nova remessa, o Rio Grande do Sul soma 4,2 milhões de doses recebidas. Até o momento, 2,2 milhões de gaúchos já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 902 mil pessoas completaram a imunização com a segunda dose.
No Rio Grande do Sul, há mais de um milhão de pessoas no grupo das comorbidades. Como a vacinação ocorre em etapas, dependendo das remessas enviadas pelo Ministério da Saúde aos Estados conforme produção dos laboratórios, a priorização da vacinação acontecerá, em todo o país, da seguinte forma:
Fase 1 serão vacinadas:
– as pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos;
– pessoas com doenças renais que fazem tratamento por diálise, maiores de 18 anos;
– gestante e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos;
– pessoas com 55 a 59 anos com comorbidades;
– pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
Na fase 2, será aberta a vacinação para demais pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente cadastradas no BPC e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos. Após completar a faixa das pessoas de 55 a 59 anos, inicia-se a aplicação nas pessoas com 50 a 54 anos, depois 45 a 49 anos e assim por diante, até os 18 anos.
Para a próxima terça ou quarta-feira (04 ou 05/05) está prevista a chegada de mais 32.750 vacinas da Pfizer. Elas serão destinadas para vacinar idosos e comorbidades da primeira fase na capital.