Connect with us

EDUCAÇÃO

Estudantes das escolas municipais apresentam pesquisas e descobertas na Mostratec

Quem visita a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, a Mostratec, que iniciou na terça-feira (25/10), e se encerra nesta quinta-feira (27/10), tem a oportunidade de conhecer algumas das pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas escolas municipais de Novo Hamburgo. Nesta edição, a Rede Municipal de Ensino está representada por 45 trabalhos produzidos por crianças da Educação Infantil e por estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Mostratec Júnior.

As pesquisas que participam do evento foram selecionadas durante a Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec), realizada pela Secretaria de Educação (Smed) em setembro. “Nossa garotada mostra que está pensando e desejando construir um mundo com muita responsabilidade e cuidados com a natureza”, destaca a prefeita Fátima Daudt.

A secretária municipal de Educação, Maristela Guasselli, acrescenta que o ensino pela pesquisa presente na Rede Municipal estimula o protagonismo dos estudantes e professores e faz parte do cotidiano das escolas. “É um orgulho apresentar as descobertas e investigações realizadas por nossos estudantes em um evento tão importante quanto a Mostratec.”.

As melhores pesquisas da educação infantil e da Mostratec Júnior serão premiadas no início da noite desta quinta-feira, respectivamente na Sala do Fórum e no Auditório anexo à Praça de Alimentação, na Fenac. Já a cerimônia de premiação da Mostratec ocorrerá na noite de sexta-feira, no Teatro Feevale.

 

De borboleta à inteligência artificial

A diversidade de temáticas das pesquisas é um dos destaques entre os trabalhos. Cada grupo de estudantes pesquisadores define os assuntos sobre os quais deseja investigar. No caso do trio Isabela Chassot, Alice Muller e Lavínia de Mello, da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Vila das Flores, do bairro Canudos, a curiosidade sobre os ovinhos encontrados nas folhas de couve foi a motivação para a pesquisa sobre a vida das borboletas.

Já os estudantes Isadora Pereira, Michele Moehlecke e Victor Petry, da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José de Anchieta, de Lomba Grande, escolheram os desafios e possibilidades da inteligência artificial como tema de pesquisa. Além das enquetes entre os colegas, o grupo também investigou o uso desta tecnologia em facilidades do cotidiano e o receio que algumas pessoas têm. “Percebemos que as pessoas não sabem muito sobre este assunto, mesmo que considerem importante. Com o trabalho, ajudamos a difundir este conhecimento”, conta Michele.

A Smed também está presente com outras programações durante a Mostratec. Na terça-feira (25/10), mais de 2.500 professores participaram do Fórum da Rede Municipal de Ensino, que promove o compartilhamento de experiências entre os educadores. Neste dia, também foi lançada a 5ª edição da revista científica Saberes em Foco. Já na quarta-feira (26/10), cerca de 260 estudantes de sete cidades da região se reuniram na disputa do 4º Torneio Intermunicipal de Xadrez. A secretaria também recebeu convidados e visitantes em seu estande institucional.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados