Connect with us

MEIO AMBIENTE

ETE Roselândia é inaugurada em Novo Hamburgo

Nesta quinta-feira (08/12), a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Roselândia foi inaugurada, em Novo Hamburgo. Com o início das operações, o esgoto dos moradores deixa de ser despejado diretamente no Arroio Roselândia, reduzindo a poluição e garantindo uma melhoria na qualidade de vida da população. A nova estação faz parte do complexo da ETE Luiz Rau. Estiveram presentes na solenidade a prefeita Fátima Daudt (MDB) e o vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders (PSDB), além de secretários, vereadores e outras autoridades.

O complexo recebeu um investimento de R$ 12 milhões do governo federal, com contrapartida da autarquia, e vai atender mais de 8 mil moradores, com vazão de 15 litros por segundo, tratando mais de 600 mil litros de esgoto diariamente.

A prefeita Fátima destaca a importância da nova instalação para o município. “Com essa nova instalação, serão 2,5% a mais de saneamento que vamos apresentar na cidade toda. Nós estamos fazendo um trabalho pelo Meio Ambiente, para as gerações futuras e para a população aqui do bairro”, destaca a chefe do Executivo.

Fátima ainda ressalta que a obra foi realizada pensando no futuro de Novo Hamburgo. “Queremos entregar a cidade com 50% de saneamento. Recebemos a cidade com 2,7%, hoje estamos entregando mais 2,5%. Quando a ETE Luiz Rau ser finalizada, vamos chegar a 50% de tratamento. É pensar em Novo Hamburgo não só agora, mas para o futuro também”, explica.

O vice-prefeito e diretor-geral da Comusa, Márcio Lüders, comemorou a nova obra finalizada. “A estação da Roselândia é muito importante para a cidade de Novo Hamburgo, a gente está chegando a 8% de esgoto tratado na cidade. São mais de 8 mil pessoas atingidas por essa estação aqui, e vai fazer com que a gente leve uma água límpida novamente para o arroio Roselândia”, destaca.

Lüders também destaca que, quando a ETE Luiz Rau ser finalizada, o arroio Luiz Rau receberá água límpida após décadas de poluição. “Com o funcionamento depois da estação Luiz Rau, pela primeira vez em muitos anos vai se ver de novo água límpida correndo no Centro de Novo Hamburgo. Não é razoável aceitar que Novo Hamburgo seja uma cidade bonita, pujante, com esgoto correndo a céu aberto na cidade”, pontua.

A principal missão do Executivo, de acordo com Lüders, é entregar cada vez mais infraestrutura para Novo Hamburgo. “Nós somos gestores da nossa cidade, e o maior legado que podemos deixar são obras de infraestrutura importantes para Novo Hamburgo, que vão ficar pro futuro e vão ser muito úteis para nossa comunidade”, revela ele.

 

Obras de terraplanagem na Luiz Rau

 

A ETE Roselândia também fará parte do complexo da nova ETE Luiz Rau, que será responsável por tratar 50% de todo esgoto hamburguense. Atualmente, as obras de terraplanagem no terreno da futura estação estão próximas da conclusão. Nos próximos meses, a licitação da construção deve ser lançada e a previsão de conclusão da obra é 2024. Quando ela entrar em funcionamento, Novo Hamburgo vai assistir novamente águas limpas e sem cheiro percorrendo o Arroio Luiz Rau, que atravessa a área central da cidade.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados