CAMPO BOM
Eventos da Secretaria de Esporte já envolveram mais de 7.500 atletas em 2022
A população de Campo Bom é privilegiada em termos de espaços esportivos e de lazer. Além dos mais de 26 quilômetros da Ciclovia e o Parcão com toda sua infraestrutura, a comunidade tem à sua disposição diversas praças e quadras esportivas e também as academias ao ar livre. Com todas essas opções e o incentivo da Administração Municipal, muitos campo-bonenses criaram o hábito saudável de praticar atividades esportivas.
Para fomentar as mais diversas modalidades, que vão da tradicional “pelada” no campinho da pracinha do bairro, até práticas mais sofisticadas como a patinação e o hóquei indoor, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) trabalha incessantemente na organização de competições, inclusive oferecendo aulas gratuitas em várias modalidades. Somente neste ano de 2022, foram 46 eventos organizados diretamente pela Smel, envolvendo cerca de 3.500 atletas. Some-se a isso, mais de 20 competições apoiadas, que computam mais de 3.500 participantes. Cabe destacar a Copa Pequeno Gigante de Futebol, suspensa nos últimos anos em função da pandemia. Ela retorna em janeiro de 2023. Essa competição, com apoio da Prefeitura, movimenta outros 3 mil atletas.
A estimativa é que, mesmo com um número menor de eventos em 2022, cerca de 60 mil pessoas tenham acompanhado as atividades. Os números do ano ainda terão aumento significativo com a realização da Copa Mercosul de Patinação Artística, no final do mês de novembro.
“Da mesma forma que cuidamos da educação, saúde, desenvolvimento econômico e segurança, minha gestão está sempre voltada ao esporte e ao lazer da comunidade. E os números mostram o quanto a Smel trabalha para oferecer sempre o melhor aos campo-bonenses”, observa o prefeito Luciano Orsi.
O secretário Eduardo Assmann ressalta a busca constante por movimentar a comunidade com toda a gama de modalidades esportivas e de lazer e reconhece o envolvimento de toda a Administração Municipal para o sucesso das ações da Smel. “Nossa equipe trabalha muito e está sempre atenta às tendências e preferências da população. E para que tudo saia da melhor forma possível, sempre que precisamos, contamos com a cooperação das demais secretarias”.
PRINCIPAIS COMPETIÇÕES DA SMEL
Passada a paralisação forçada pela pandemia, as principais competições neste ano de 2022 foram:
Futebol – Força Livre, 40 Anos, 50 Anos e Sub-17;
Futsal – Série Ouro, Série Prata, Série Bronze, Divisão de Acesso, 40 Anos, 50 Anos e Feminino;
Vôlei – Aberto, Municipal e Circuito Municipal de Vôlei de Areia (todos nos naipes masculino e feminino);
Ciclismo – Etapa do Gaúcho de Bicicross, Copa União de Ciclismo, Copa União de Ciclismo Infantil, BMX Freestyle e Copa Campo Bom de BMX;
Corridas – Rústica de Aniversário de Campo Bom, Rústica do Dia do Trabalho, Rústica Contra o Frio, Rústica da Independência e Night Run;
Artes marciais – Copa Prime de Jiu Jitsu, etapa do Gaúcho de Judô e Taekwondo.
COPA MERCOSUL
Entre os dias 24 e 27 de novembro, no Ginásio do Cei, será realizada a terceira edição da Copa Mercosul de Patinação Artística, reunindo atletas do Brasil, Paraguai e Uruguai. A promoção é da Patinart Academia de Patinação de Novo Hamburgo, com apoio da Prefeitura de Campo Bom. Nas edições anteriores do evento, em 2018 e 2019, a média de participantes foi de 1.000 competidores e público acima de 10 mil pessoas.
PROGRAMAS IMPLANTADOS
Vários programas foram implantados pela Secretaria de Esporte e Lazer para promover a prática de atividades físicas:
Programa Exercitar – Orientação presencial nas academias ao ar livre e por meio digital através de vídeos em redes sociais;
Projeto Retomada da Saúde – Oferece três meses de aulas gratuitas aos sábados, com treinos funcionais, vôlei de areia e beach-tennis (introduzindo a modalidade na cidade);
Caminhada Viva Mais – Caminhada orientada que semanalmente oferece acompanhamento profissional aos participantes e orientação agendada junto às Unidades Básicas de Saúde para caminhadas nos bairros;
PES – Programa Esportivo Social – Aulas gratuitas de modalidades como Taekwondo, Judô, Patinação, Futsal e Bicicross. Professores voluntários utilizam a estrutura da Smel para proporcionar atividades esportivas para a comunidade.
NOVIDADES DESTACADAS
A Secretaria de Esporte está sempre atenta às novidades e demandas que a comunidade tem. Assim, recentemente aconteceram eventos de TrikeDrift e o Parkour. Outros estão em momento de fomento, como o futsal feminino, a bocha de casais, o futevôlei e o vôlei de areia. Em 2019 a secretaria iniciou a organização dos e-games; em 2020, durante a pandemia isso foi primordial e, em 2021 a atuação foi ampliada nos eventos eletrônicos.
RESGATES
O resgate de atividades também é um objetivo da Smel e um exemplo disso é o Encontro de Carrinhos de Lomba que teve grande adesão em duas edições e já integra o Calendário Esportivo.
OBRAS E MELHORIAS
Para manter todas essas atividades e oferecer sempre mais para a população, obras e melhorias nos espaços de esporte e lazer são fundamentais. Confira algumas delas:
Revitalização do Ginásio Municipal (3 etapas);
Revitalização da Pista de Atletismo;
Revitalização do Complexo da Acofe (Cancha de Bocha e área de lazer)
Revitalização da Estação Viva Mais;
Reforma dos banheiros das quadras de areia do Parcão;
Construção da Cancha de Bocha da Aurora;
Ampliação da sede do campo do Treze;
Reforma da sede do campo do União;
Troca do alambrado do campo do Riograndense;
Obras do Novo Parcão (campo de Futebol Sete / quadras de Padel e Tênis).