Connect with us

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Everton Gaide – A ONU se tornou política demais para evitar as guerras

A ONU – Organização das Nações Unidas foi criada após a segunda guerra mundial com o principal objetivo de evitar conflitos entre as nações e, principalmente, uma nova guerra mundial. Ao longo do tempo a ONU foi ganhando poder e influência em todo o globo, ampliou sua atuação e se ramificou em diversas frentes com foco na educação, meio ambiente, desenvolvimento social, saúde e garantia dos direitos humanos. Esteve presente, de forma armada com o intuito de manter a paz e restabelecer a ordem social em diversos países ao longo desses quase 80 anos de existência. Posso citar os exemplos de Angola, Timor Leste, República Dominicana que as forças armadas brasileiras participaram e que foram fundamentais na estabilização e garantia da Paz nesses países.

Considerando o principal objetivo da criação da ONU, podemos dizer que nessas décadas a ONU foi bem-sucedida, pois de fato não tivemos uma terceira guerra mundial, porém tem se mostrado ineficaz em evitar conflitos entre nações. Não foi capaz de evitar dezenas de conflitos com pouca repercussão na mídia por ocorrerem em países da África e da Ásia, contudo, mais recentemente temos as guerras entre a Ucrânia e a Rússia que a ONU foi totalmente ignorada. O máximo que conseguiu foi impor sanções administrativas à Rússia que em nada teve efeito prático em função da evidente capacidade da Rússia ser um país, quase autossuficiente, aliás, muitos países da Europa dependem do gás natural da Rússia para manterem muitas áreas da economia. Fato que inviabilizou a escalada das sanções que pudessem fazer o presidente Vladimir Putin repensar sua ofensiva.

Ainda mais recente é o caso da ofensiva de Israel contra o território Palestino que mês passado completou 1 ano e o nível de agressividade vem crescendo já envolvendo mais duas nações soberanas, Líbano e Irã. Sendo esses últimos dois com forças bélicas desconhecidas e com suspeita de armas nucleares. Ambos os países já responderam com ofensivas contra Israel e nesse cenário a ONU não conseguiu, mais uma vez, ser efetiva a ponto de evitar as mortes de civis e crianças. A conclusão é que a ONU se tornou política demais para evitar que países aliados promovam a barbárie, afinal, nenhuma guerra se justifica além da vaidade e desumanidade de homens poderosos sedentos por vinganças pessoais.

 

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados