NOVO HAMBURGO

Excesso de sujeira no Rio dos Sinos faz a Comusa interromper captação

O excesso de sujeira no Rio dos Sinos fez com que a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo tivesse que parar a captação de água nesta quarta-feira (05/01). Segundo a coordenação de produção, que monitora a água captada, por volta das 15 horas e, principalmente devido ao grande volume de chuvas, a sujeira acumulada no leito do rio aumentou de forma exponencial a ponto de inviabilizar o tratamento. Para evitar a contaminação da água que já estava sendo tratada, a captação foi interrompida.

De acordo com a bióloga Luciane Maria, a situação também já foi verificada no final de semana passado, quando a medição do rio na captação chegou a 1,86m. “Devido à estiagem, a sujeira se acumula no leito do rio e, quando temos chuva, ela é arrastada e acaba afetando a água que captamos. Pelo que detectamos, sabemos que essa sujeira se deve a possíveis esgotos e despejos clandestinos, mas não podemos determinar de onde ela vem sem uma investigação mais aprofundada pelos órgãos competentes”, afirma.

Ela ainda destaca que a presença de substâncias que aumentam a condutividade foram encontradas nas amostras coletadas. “Esse tipo de situação sempre acontece em dias de chuva, durante à noite e nos finais de semana, e pode prejudicar o abastecimento da população. Precisamos tanto da chuva, mas sempre quando temos, é acompanhada por toda essa sujeira”, lamenta.

A diretora-geral da autarquia, Andréa Braun, deve levar a questão à Secretaria do Meio Ambiente ainda nesta semana para averiguar o ocorrido.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile