CULTURA
Exposição comemora os 200 anos da imigração alemã no Vale do Sinos
Exposição reúne artistas cujas obras exploram temas como memória, identidade e territorialidade
A Universidade Feevale abre, às 19h30min desta terça-feira (10/09), a mostra Arte, memória, identidade e territorialidade: 200 anos da imigração alemã, no Espaço Cultural Feevale, localizado no Teatro Feevale. A exposição, que celebra os dois séculos da chegada dos imigrantes alemães ao Vale dos Sinos, reúne artistas cujas obras exploram temas como memória, identidade e territorialidade, refletindo a herança cultural e histórica e um panorama das manifestações artísticas regionais. A atividade acontece em parceria com a Casa CDL, Casa das Artes, Glass Mall/AB Galeria e apoio da Rota Romântica.
O evento dará início às comemorações dos 55 anos do Curso de Artes Visuais, que em 2025 completará 55 anos de atuação na formação de artistas e arte/educadores na região. Artistas de diferentes estilos e linguagens foram convidados por curadores da comunidade e da Universidade Feevale a participar da mostra, contribuindo com obras que dialogam com os temas propostos. No período da mostra, o Projeto Galerias Feevale em Trânsito, que é responsável pelos espaços expositivos da Universidade, e os cursos de Artes Visuais, História e Letras da Feevale, promoverão ações educativas gratuitas abertas à comunidade.
SERVIÇO
Exposição Arte, memória, identidade e territorialidade: 200 anos da imigração alemã
– Local: Espaço Cultural Feevale (4º andar do Teatro Feevale – ERS-239, 2755, Novo Hamburgo)
– Visitação: gratuita, de 10 de setembro a 2 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h
– Visitas mediadas: devem ser agendadas pelo email projetogaleriasfeevale@feevale.br
– Abertura: 10 de setembro, terça-feira, às 19h30min
– Equipe organizadora e curatorial: Alex Lassakoski, Alexandra Eckert, Amanda Becker, Ana Hauschild, Caroline Bertani, Francine Tavares, Laura Rueda, Leonardo Lessa, Lovani Volmer, Luis Rauber e Walter Karwatzki