EDUCAÇÃO

FEMICTEC chega a 10ª edição valorizando a pesquisa e a inovação

Quem visitar a 10ª Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica, a FEMICTEC, que ocorre nesta quinta, sexta-feira e sábado, dias 21 a 23, na Fenac, terá a oportunidade de conhecer as investigações e descobertas realizadas nas escolas municipais de Novo Hamburgo. A visitação é gratuita e não há cobrança de estacionamento na Fenac para visitar a feira. “É ao mesmo tempo emocionante e gratificante ver as pesquisas de nossos pequenos cientistas. Ficamos muito orgulhosos da nossa educação municipal”, destaca a prefeita Fátima Daudt, que convida a todos para visitar a feira.

Promovida pela Secretaria de Educação (SMED), a mostra de trabalhos é resultado do investimento no ensino pela pesquisa com foco na construção do conhecimento. “Nossos estudantes são incentivados a desempenhar um papel ativo em suas aprendizagens, com orientação dos professores. Eles realizam pesquisas sobre questões relevantes para suas comunidades, promovendo autonomia, responsabilidade e inovação. Isso resulta na formação de cidadãos críticos e conscientes de seu impacto na sociedade”, comenta a secretária de Educação, Maristela Guasselli.

Neste ano, são apresentados 170 projetos com a participação de cerca de 700 jovens pesquisadores. A visitação à FEMICTEC é aberta às escolas e ao público em geral, inclusive no sábado pela manhã. As crianças bem pequenas terão uma programação específica. Pensado especialmente para este público, o espaço Processos Heurísticos estimula a curiosidade dos pequenos e é composto por salas temáticas nas áreas de Linguagens Expressivas, do Brincar Heurístico, das Construções e Movimento e da Luz e Sombra.

 

Oficinas

Como forma de estimular a visitação à feira, a SMED também oferece às escolas municipais transporte até a FENAC. Além de conferir as pesquisas apresentadas, as turmas que forem à FEMICTEC também podendo participar de oficinas desenvolvidas pelos espaços pedagógicos da SMED: o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) com “Jogos e brincadeiras em Libras”, o Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES) com “O mundo encantado dos anuros”, a Fábrica do Saber com “Poemas de A a Z, quero brincar com você!” e “Experimentação Literária para Adultos”, o Parcão com “Encantos e danças com a fada Arco-Íris do Parcão” e “Meditação em Movimento (Chi Kung) e respiração” e a Escola Municipal de Artes Carlos Alberto de Oliveira, com “As Caras da Cara”. O CFC Valderez e a Guarda Municipal também realizarão ações em comemoração à Semana Nacional do Trânsito.

 

Cerimônia de Premiação

No sábado pela manhã, a comunidade poderá acompanhar a última sessão de apresentação dos trabalhos e também a cerimônia de premiação. Às 10 horas, serão conhecidos os destaques desta edição da Femictec. Todos os jovens pesquisadores receberão medalhas e certificados de participação. Para definir aqueles que representarão a Rede Municipal de Ensino na Mostratec Júnior, que acontecerá em outubro, 140 avaliadores externos analisarão as produções. Serão selecionados 31 projetos, sendo 11 de Educação Infantil e 20 de Ensino Fundamental (8 de Anos Iniciais, 10 de Anos Finais e 2 de Educação de Jovens e Adultos).

 

Olimpíada Municipal de Robótica

A Olimpíada Municipal de Robótica, que chega a sua 6ª edição, é dividida em duas categorias e terá diferentes desafios de programação. A Categoria 1, destinada aos estudantes dos Anos Iniciais contará com a participação de 20 equipes e terá como prova a realização de uma corrida de robôs. Já a Categoria 2, para os Anos Finais, terá 9 equipes na disputa do desafio #PartiuNH, inspirado no programa municipal que leva estudantes da cidade em passeio por pontos turísticos, culturais e históricos da cidade. A partir da programação, as equipes devem conduzir um turista que chega ao Pórtico da cidade até a Fundação Ernesto Frederico Scheffel.

A olimpíada contará ainda com um Desafio Extra. A equipe que percorrer o circuito em menor tempo, levará o Troféu Itinerante Destaque Robótica, que permanecerá na escola até a competição do ano que vem. Para o público que quiser acompanhar os desafios haverá uma arquibancada com espaço para 270 pessoas.

Participarão da competição cerca de 240 estudantes de 25 escolas municipais. A olimpíada é organizada pela equipe do Centro de Experimentação, Pesquisa e Inovação Científica (CEPIC) em parceria com a Diretoria de Inclusão Digital, da Secretaria de Administração (SEMAD).

 

Palestra com professor italiano

A programação da X Femictec também vai contar com um importante momento de formação para profissionais da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. A SMED promoverá a palestra com o renomado professor italiano Aldo Fortunati. A atividade acontecerá na quinta-feira, às 19 horas, e será destinada exclusivamente aos 800 professores das escolas municipais previamente inscritos. Fortunati é professor da Universidade de Florença e presidente da La Bottega di Geppetto – Centro Internacional de Pesquisa e Documentação sobre a Infância Gloria Tognetti. A palestra terá como tema “Educação e Infância: reflexões sobre as crianças e os modos de educar” e contará com tradução simultânea. O momento formativo será realizado em parceria com o Instituto Mari J., a Escola Desperta e o Sebrae. Ao final da apresentação, todos os participantes receberão um exemplar do livro “Confiança, oportunidade, tempo – Olhar, imaginar, construir o futuro com os olhos das crianças”, de autoria do palestrante.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Quinta-feira, dia 21

13h – 6ª Olimpíada Municipal de Robótica

13h30 – Visitação tarde e oficinas

14h – Cerimônia de Abertura

17h – Encerramento visitação tarde

18h – Visitação noite

19h – Palestra Aldo Fortunati

21h – Encerramento visitação noite

 

Sexta-feira, dia 22

8h – Visitação manhã

8h30 – 6ª Olimpíada Municipal de Robótica

11h30 – Encerramento visitação manhã

13h30 – Visitação tarde e oficinas

17h – Encerramento visitação tarde

 

Sábado, dia 23

8h – Visitação manhã

9h30 – Encerramento visitação manhã

10h – Cerimônia de Premiação

Sair da versão mobile