EDUCAÇÃO

Femictec em formato presencial será realizada em setembro

Já está aberta a contagem regressiva para a IX Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (Femictec), que ocorre entre os dias 28 a 30 de setembro, na Fenac. Depois de realizada em formato virtual no ano passado, a edição de 2022 volta a ser presencial.

Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SMED), as pesquisas e investigações desenvolvidas por estudantes das escolas municipais de Novo Hamburgo serão apresentadas nos três dias de evento. Neste ano, mais de 170 trabalhos serão expostos. As inscrições se encerraram na última segunda-feira.

A mostra de trabalhos é resultado do investimento no ensino pela pesquisa com foco na construção do conhecimento. “Nesses processos, os estudantes são protagonistas das suas aprendizagens, mediados pelos professores, desenvolvendo estudos sobre temas relevantes para suas comunidades”, comenta a secretária de Educação, Maristela Guasselli. “Além do mais, a formação continuada ofertada aos professores pela Secretaria sempre dialoga com a prática do ensino pela pesquisa, nos diferentes níveis e etapas de ensino. Há também a formação específica do Ensino pela Pesquisa, que vem ocorrendo em encontros mensais, onde essas práticas são o foco de estudo pelos educadores”, complementa a titular da SMED.

Feiras movimentam escolas antes da Femitec

No cotidiano escolar, os projetos de pesquisa são desenvolvidos por meio de leituras, reflexões, saídas de estudo, recebimento de convidados externos, entrevistas, levantamento e análise de dados e diversas outras atividades na busca da descoberta e do conhecimento. As temáticas são as mais variadas e dialogam com o currículo da etapa de ensino, em áreas como das linguagens, da matemática, das ciências da natureza e da sustentabilidade, das ciências humanas, do ensino religioso, do uso e desenvolvimento das tecnologias digitais, entre outras.

Este estímulo à pesquisa realizado pelos professores com os estudantes em sala de aula desencadeia uma série de Mostras e Feiras de Iniciação Científica internas organizadas pelas escolas para a exposição dos trabalhos e o compartilhamento dos projetos entre os colegas e a comunidade, bem como para serem avaliados. Os trabalhos classificados a partir destas avaliações representam as escolas na Femictec.

Edição deste ano traz uma Feira ampliada

Se em 2021 a Femictec precisou ser no formato virtual por causa da pandemia, o planejamento da edição presencial deste ano começou a ser feito nos primeiros meses de 2022. Uma das novidades que será observada em setembro é a ampliação do espaço físico da Feira em relação aos anos anteriores, que ocupará todo o primeiro andar da Fenac, nos pavilhões 1, 2 e 3.

“A expectativa é de que possamos construir um evento acolhedor, que marque o retorno presencial das atividades de ensino pela pesquisa na Rede Municipal de Educação. Para além da classificação final dos projetos, a Femictec é um momento de muitas aprendizagens para todos os envolvidos, onde as crianças, os estudantes e os professores podem compartilhar seus projetos, apreciar outros trabalhos e socializarem com seus pares, com colegas de outras escolas, com os avaliadores e com a comunidade. Essa interação qualifica a continuidade dos projetos nas escolas”, pontua Vanessa Schweitzer dos Santos, uma das coordenadoras da Femictec na SMED.

A visitação à Feira será aberta às escolas e ao público em geral. A programação deste ano do evento reserva uma noite para apresentação e avaliação dos trabalhos, além das cerimônias de abertura, encerramento e premiação, bem como a promoção pelos espaços pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de oficinas com temáticas variadas.

A Femictec 2022 terá novamente um espaço pensado para a etapa creche da educação infantil, denominado Processos Heurísticos, composto por salas temáticas em que serão proporcionadas diferentes experiências nas quais as crianças brincam com materiais variados, com os objetivos de possibilitar a investigação e de reviver experiências da prática na escola. Neste ano, as salas temáticas serão nas áreas das Artes; do Brincar Heurístico; das Construções e Movimento; e da Luz e Sombra.

Outra atividade que está na programação e que terá um espaço amplo para competições é a V Olimpíada de Robótica, promovida pelo Centro de Experimentação, Pesquisa e Inovação Científica (CEPIC) / SMED. O Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), o Centro de Educação Ambiental Ernest Sarlet (CEAES), a Fábrica do Saber, a Universidade Aberta do Brasil (UAB), o Parcão e a Escola Municipal de Artes Carlos Alberto de Oliveira já estão confirmados que terão espaços próprios durante a Feira.

Seleção para a Mostratec Júnior

Todos os projetos selecionados para a Femictec serão avaliados por profissionais convidados. Cada categoria tem seus critérios próprios de avaliação levando em consideração cada etapa de ensino. Os trabalhos com melhor classificação receberão credencial para participar da edição deste ano da Mostratec Júnior, que ocorrerá também na Fenac, nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Serão selecionados 30 trabalhos, 10 deles da educação infantil e 20 do ensino fundamental (contemplando também a categoria de Educação de Jovens e Adultos).

Sair da versão mobile