NOVO HAMBURGO
Femictec inicia com palestra sobre como se tornar um cientista
Realizada pela primeira vez em formato virtual, a Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica (FEMICTEC) iniciou sua 8ª edição na tarde desta segunda-feira (13/09). A cerimônia de abertura oficial foi transmitida ao vivo pelo canal da Secretaria de Educação (SMED) de Novo Hamburgo no YouTube e contou com a participação de convidados. ?Nos próximos dias vamos reunir crianças e estudantes que vão compartilhar as pesquisas científicas e investigações que estão desenvolvendo nas escolas.
“A FEMICTEC é um evento tradicional da cidade que, em formato virtual, chegará em ainda mais lugares”, afirmou a secretária de Educação, Maristela Guasselli. Representando a Fundação Liberato, o diretor Ramon Hans destacou a parceria que garante a participação dos estudantes na Mostratec Júnior, que será realizada no final de outubro. “É muito importante a parceria que temos com a Prefeitura e com a Secretaria de Educação. Em nome da Liberato, desejo sucesso à Femictec”, disse.
A cerimônia contou ainda com a participação do professor Jair Putzke, da Universidade Federal do Pampa. Com o tema “Como me tornei cientista”, o pesquisador e filho de agricultores relatou sua trajetória desde o início dos estudos até as diversas saídas de campo e expedições na Antártica, que já totalizam mais de mil dias no continente. “Quero mostrar alguns dos caminhos para se tornarem cientistas. Não é difícil e o primeiro passo é acreditar nos sonhos. A continuidade da ciência depende dos jovens, por isso, não percam a empolgação”, enfatizou.
A Femictec busca estimular o interesse pela investigação e incentivar os estudantes a desenvolverem projetos de pesquisa. Ao apresentarem suas produções, seja de forma presencial ou em vídeos, como será neste ano, os estudantes têm a oportunidade de socializar e compartilhar conhecimento nas mais diversas áreas. Esta edição da feira contará com 90 projetos distribuídos em sete categorias que abrangem Educação Infantil – creche e pré-escola, todos os anos do Ensino Fundamental e modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para os bem pequenos, as temáticas de investigação envolvem Brincar Heurístico, Relação Criança e Natureza, Luz e Sombra, Expressão Gráfica e Corpo, Movimento e Sonoridades. Já a partir da pré-escola as pesquisas podem ser desenvolvidas nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas – História e Geografia e Ensino Religioso.
Além da apresentação dos trabalhos, a Femictec realiza oficinas destinadas aos professores das escolas municipais e que serão ministradas pelas equipes dos espaços pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.
Participação na Mostratec Júnior
Todos os projetos selecionados para a Femictec serão avaliados por profissionais convidados a partir de parcerias com universidades e outras instituições. Cada categoria tem seus critérios próprios de avaliação levando em consideração cada etapa de ensino. Os trabalhos com melhor classificação receberão credencial para participar da edição deste ano da Mostratec Júnior.
Progamação
Segunda-feira, dia 13
20h – Apresentação projetos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) – youtu.be/vVUoHUFRnqI
Terça-feira, dia 14
9h – Apresentação de projetos dos Anos finais do Ensino Fundamental – youtu.be/8udPWQbLG0U
14h – Apresentação de projetos Creche – youtu.be/pAx2z9ykfQs
20h – Palestra Educação como Direito Humano”, com Vitória Santos e Marcelo Sousa – youtu.be/z1u4o8QNYhU
Quarta-feira, dia 15
8h – Live como os estudantes Rafaela De Zorzi e Samuel Robinson – youtu.be/GttQUwpNIug
9h – Apresentações de projetos – Pré-Escola e Anos Iniciais do Ensino Fundamental (categorias 1 e 2) – youtu.be/paWoUoXEllc
14h- Apresentações de projetos – Anos Iniciais do Ensino Fundamental (categorias 3 e 4) – youtu.be/ewne4mlseF0
19h – Cerimônia de Premiação – youtu.be/W8jYR-oICYE