NOVO HAMBURGO
Fila da mamografia é zerada em Novo Hamburgo
O mês da conscientização sobre a prevenção e tratamento contra o câncer de mama trouxe mudanças significativas para a saúde em Novo Hamburgo. Durante o Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou um mutirão para colocar em dia os pedidos de exames e, com isso, a fila de espera por mamografias foi zerada. Durante o mês de outubro, em parceria com o Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Sul (Sesc/RS), que cedeu uma unidade móvel no pátio da Prefeitura, foram disponibilizados 400 exames de imagem, sendo que 44 mulheres não compareceram ao chamado para fazer as mamografias.
O mutirão para zerar a fila das mamografias também ocorreu nos hospitais Municipal e Regina e Serviço de Medicina por Imagem para a Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), totalizando uma oferta de 1005 exames, diante de uma demanda de 980 solicitações. Durante toda a ação, a SMS soma 101 faltantes.
“Nós estamos muitos felizes e satisfeitos com os resultados obtidos nas ações gerais do outubro Rosa, principalmente com o mutirão das mamografias que nos permitiu zerar a fila de espera. Vamos seguir trabalhando com determinação e criatividade para superar todas as demandas reprimidas geradas no período alto da pandemia do coronavírus”, afirma o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.
Importante salientar que as pacientes que procuraram e que procuram os serviços após o período do mutirão terão as suas solicitações agendadas pela SMS. Cabe ressaltar ainda que, as mamografias programadas para os próximos meses precisam respeitar o intervalo entre doses da vacina contra o coronavírus.