NOVO HAMBURGO
FSNH oferece histeroscopia diagnóstica e cirúrgica pelo SUS
Hospital Municipal de Novo Hamburgo é o primeiro na região a ter o serviço público ofertado aos pacientes
Uma conquista inédita para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Vale do Sinos. A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) passa a realizar a histeroscopia, um procedimento que visa a avaliação da cavidade uterina seja por condições malignas, seja por casos em que a paciente apresenta patologia intrauterina como miomas e pólipos. Por meio do trabalho e do esforço das ginecologistas Patrícia Rossi Peras e Marianna Assmann Gonçalves e de toda equipe envolvida, a Fundação adquiriu os equipamentos para o procedimento que é considerado minimamente invasivo, visto que a alta é precoce e possui alta resolutividade.
Além disso, sabe-se que atualmente a fila do SUS para esse procedimento é morosa e há poucos hospitais no Estado em que é feito esse procedimento. O encaminhamento é realizado via rede básica, pelo GERCON e, após serem chamadas ao serviço, as pacientes são atendidas no consultório e uma equipe especializada examinará e avaliará a necessidade de realizar o procedimento. “Uma vez que seja indicado, o procedimento agora será realizado dentro do Hospital Municipal de Novo Hamburgo com todo o aparato técnico e tecnologia para realizar a histeroscopia”, explica Patrícia.
Conforme o diretor-presidente da FSNH, Augusto Rafael Lengler Vargas, esse exame, moderno e atual, é uma grande conquista para a saúde ginecológica, pois permite o diagnóstico precoce. “E todos sabemos que quanto antes detectado o problema, maior as chances de cura. Estamos orgulhosos em poder ofertar um serviço de qualidade para a saúde da mulher.”