NOVO HAMBURGO
Gerson Peteffi retorna à presidência da Câmara após quatro anos
Ao final de 2024, Gerson Peteffi (MDB) terá ampliado para 32 anos consecutivos seu recorde de longevidade no exercício do mandato de vereador em Novo Hamburgo. E fará isso da cadeira mais alta da hierarquia parlamentar. Nesta quarta-feira (13/12), o emedebista foi eleito presidente da Câmara, cargo que ocupará ao longo do próximo ano. Será sua terceira passagem como chefe do Legislativo local, somando-se às experiências de 1998 e 2020. Ao seu lado na Mesa Diretora, Peteffi terá a companhia do vice Ito Luciano (PTB), do primeiro secretário Ricardo Ritter – Ica (PSDB) e da segunda secretária Tita (PSDB). A chapa foi eleita por aclamação.
“Durante todo o ano, sempre saudei os colegas da Mesa Diretora em todos os pronunciamentos que fiz nessa tribuna. Vocês são vereadores de ponta, assim como os demais colegas deste Plenário. Agradeço aos meus parceiros nessa jornada, os membros do meu gabinete, a Cristiana, Fabrício e Milene, que labutam por um gabinete aberto e plural. Quero aqui deixar meu reconhecimento pelo trabalho do presidente Fernando Lourenço, por sua humildade, pela forma como conduziu essa Casa em 2023. Um vereador que agrega muito dentro de sua coletividade, que doa seu tempo, além do seu trabalho político e administrativo, em prol de sua comunidade. Cada um de nós aqui tem luz própria, realiza um trabalho que, somado, traz um bem maior à nossa cidade. E, como presidente, buscarei serei o mais humilde entre os colegas da Mesa, dando protagonismo a todos os parlamentares”, ressaltou Gerson Peteffi em sua primeira fala como presidente eleito para o Poder Legislativo em 2024.
Decano
Graduado em medicina, Gerson Peteffi trabalhou por 35 anos na unidade de saúde do bairro Primavera. Foi o contato direto com o público, somado a um legado familiar, que o incentivou, ainda nos anos 1990, a disputar uma cadeira na Câmara pela primeira vez. Eleito em 1992, substituiu seu tio, Paulo Peteffi, titular nas três legislaturas anteriores. Gerson repetiria o feito nos sete pleitos seguintes. No último, em 2020, somou 2.165 votos, alcançando o oitavo melhor resultado entre todos os candidatos.
Atuante nas pautas da saúde, mobilidade urbana e terceira idade, Peteffi se aproximou nos últimos anos também das demandas do bairro Lomba Grande, liderando comissões especiais de apoio aos produtores rurais e à agricultura familiar. Em 2024, encerrará seu oitavo mandato consecutivo como vereador.
“Gostaria de desejar um excelente 2024 a todos os vereadores e um grande trabalho à nossa nova Mesa Diretora. Que o Dr. Gerson Peteffi saiba lidar com maestria com as pautas positivas e negativas que a Câmara terá de deliberar”, disse Gustavo Finck (PP).
“Desejo sucesso ao colega Peteffi em sua terceira vez como presidente desta Casa. Da mesma forma, desejo sucesso aos colegas Ito Luciano, Ricardo Ritter e Tita, que formam a nova Mesa”, enalteceu Cristiano Coller (PTB).
“Primeiramente, agradeço ao presidente Fernando Lourenço pela forma como geriu esta Casa em 2023 e desejar que a nova Mesa, a qual parabenizo os colegas que a formarão, seja uma Mesa democrática. Que as diferenças e minorias sejam respeitadas e que possamos dar escuta e voz ao povo”, reforçou Enio Brizola (PT).
“Parabenizo também o mandado do vereador Fernando Lourenço à frente do Legislativo em 2023. Tenho certeza que a nova Mesa Diretora fará uma grande gestão em nossa Casa”, disse Raizer Ferreira (PSDB).
“Queria dizer que foi uma satisfação poder exercer o cargo de vice-presidente nesta gestão. A vida é um eterno aprender e, com certeza, aprendi muito com o presidente Fernando Lourenço. E tenho certeza que o novo presidente eleito, Gerson Peteffi, com perfil democrático, saberá escutar os seus pares”, frisou Ricardo Ritter – Ica.
“Quero desejar sucesso ao vereador Gerson Peteffi. Acredito que fará um trabalho brilhante à frente do Legislativo hamburguense”, relatou Darlan Oliveira (PDT).
“Agradeço ao colega Fernando Lourenço que, como presidente desta Casa neste ano, manteve as portas de seu gabinete aberta a todos os parlamentares. E que os colegas que assumirão a Mesa Diretora em 2024 possam exercer um excelente trabalho”, informou Lourdes Valim (Republicanos).
“Como vereador desta Casa parabenizo o colega Fernando Lourenço pelo grande trabalho que aqui realizou, não somente administrativo, mas, principalmente, na condução dos trabalhos legislativos. Este parabéns é extensível a todos os membros da atual Mesa Diretora. E ao Peteffi, meu grande amigo, digo que é um orgulho enorme te ladear no ano que vem como teu vice-presidente, e tenho certeza que, acompanhado do Ica e da Tita, daremos suporte aos desafios que surgirem nesse novo ciclo”, reforçou Ito Luciano.
Discurso de despedida do presidente do Legislativo em 2023, Fernando Lourenço
“Encerro hoje a minha gestão como presidente do Poder Legislativo. Foi um desafio imenso, mas de muitas conquistas. Neste ano conseguimos renovar a frota de veículos, que não era feito desde 2011, adquirindo carros modernos e com maior espaço para as demandas da Casa. Concluímos também a poucos dias a instalação dos painéis fotovoltaicos, trazendo maior sustentabilidade e economia para os cofres públicos. Está em andamento neste momento a reforma do telhado e calhas aqui do prédio, uma necessidade antiga que estava causando graves infiltrações em diversos gabinetes. E como último ato, que deixarei para o meu sucessor executar, assinamos o contrato para realizar a reforma de toda a parte elétrica do prédio da Câmara. Fiz um breve resumo do trabalho que realizamos pensando no futuro do Legislativo.
Sempre digo que ser presidente é como gerir uma empresa, e não se realiza nada sem apoio e confiança. Em primeiro lugar quero agradecer a minha família, pela compreensão ao longo do ano. Quero agradecer também aos meus colegas de Mesa Diretora, vereador Ica, vereadora Tita e vereador Darlan, pela confiança e parceria. Agradeço também aos colegas vereadores e vereadora, pelo respeito e cordialidade ao longo do ano. As conquistas deste ano são de todos nós.
Agradeço também aos servidores deste Casa Legislativa, pelo trabalho e dedicação para com este vereador. Sinto por não ter conseguido aprovar uma reforma administrativa e um concurso público”, destacou.