NOVO HAMBURGO
Grupamento de motos da Guarda Municipal forma 44 agentes de nove cidades do Estado

GESCOM é reconhecido por sua excelência em todo o Rio Grande do Sul
A expertise do Grupamento Especializado em Segurança com Motos (GESCOM) da Guarda Municipal de Novo Hamburgo (GMNH) fará a diferença na segurança de mais oito municípios do Estado.
Neste sábado (22), ocorreu a formatura da turma do curso de capacitação, com 44 concluintes das cidades de Alvorada, Bagé, Cachoeirinha, Campo Bom, Estância Velha, Pelotas, Porto Alegre e Vacaria, além de agentes da corporação do Município.
A cerimônia foi realizada durante à tarde na Praça do Imigrante e pôde ser acompanhada de perto pela população, que viu os agentes chegarem de moto até o coração da cidade, movimentação que chamou atenção. Familiares dos formandos também prestigiaram.
Marcaram presença no evento inspetores e comandantes das corporações participantes da formação, além do prefeito Gustavo Finck; o secretário de Segurança Pública, Rosalino Seara; o comandante da GMNH, Emerson Edinei Lopes; e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Anderson Bertotti.
“Parabenizo a todos vocês que vieram a Novo Hamburgo para fazer as melhorias necessárias para suas cidades. O GESCOM faz um excelente trabalho para cuidar da nossa comunidade”, disse Finck, que foi presenteado com uma camiseta do grupamento.
Já Rosalino, lembrou que o GESCOM atua no Centro de Novo Hamburgo para dar um atendimento mais rápido à comunidade. “Porque nós sabemos que o crime evolui cada vez mais sobre rodas. Então temos que dar agilidade e nós estamos fazendo esse trabalho”, destacou.
O comandante Edinei salientou o trabalho comunitário que a GM faz em Novo Hamburgo. “Pois o atendimento repressivo representa 5 % da população e por vezes a gente acaba por descuidar dos outros 95%, que são todas as pessoas de bem. Por isso estamos focando nosso trabalho, em especial com o GESCOM, no atendimento comunitário”, garantiu.
Quem também se pronunciou na cerimônia foi o comandante da Guarda Municipal de Estância Velha, Silvio Marques. “A Guarda de Novo Hamburgo está de parabéns diante da sua comunidade e de todo Vale do Sinos. Nós levaremos daqui uma excelência e conhecimento para aperfeiçoamento do nosso trabalho”, comentou.
Novo Hamburgo é destaque estadual
O treinamento teve 60 horas duração, com o objetivo de qualificar guardas municipais para o uso de motocicletas em atividades voltadas à segurança pública. O grupo aprendeu técnicas essenciais, como pilotagem, frenagem, abordagem, escolta e patrulhamento tático.
A GMNH é referência no Estado quando o assunto é atendimento motorizado. O GESCOM foi criado há oito anos e, até então, os agentes deslocavam-se até os municípios para realizar as capacitações.
Em 2025, pela primeira vez, a formação foi realizada integralmente em Novo Hamburgo. Segundo o inspetor responsável pelo GESCOM, Jeferson Maxiel, a atividade foi positiva. “Foi uma troca de experiência muito importante para todos. Um conhecimento não apenas para proteger a população, mas que também reforça a segurança do próprio agente”, avalia.
Alunos aprovam aprendizagem
Há três meses na GM de Alvorada, Cássio Fagundes considera importante o conhecimento que adquiriu durante o curso. “O GESCOM ensinou a pilotar uma moto de verdade, com as técnicas, de saber as frenagens, os acompanhamentos e as escoltas, que são muito importantes para salvar vidas”, declarou.
Única mulher na turma, a agente Carini Camargo atua há três anos na GM de Vacaria. “Foi um desafio fazer esse curso. Nos passaram bastante conhecimento e vai agregar muito no atendimento das ocorrências da nossa cidade, pois as motos chegam antes que a viatura”, disse.
