CAMPO BOM
Grupo terapêutico à disposição dos professores de Campo Bom
Pensando em oferecer um espaço de escuta e reflexão para os professores da rede municipal de Campo Bom, incluindo os aspectos emocionais impactados pelo contexto atual da pandemia, a Secretaria Municipal de Educação criou o Grupo Terapêutico: Espaço de Escuta. Ligado ao Centro Municipal de Apoio à Diversidade Escolar Abano Ivo Schuck (Cemade), o grupo se propõe a ser um espaço aberto ao diálogo entre pessoas que trabalham na mesma área, privilegiando a comunicação, oferecendo momentos propícios para compartilhar suas angústias.
Esta semana, coordenado pelas psicólogas Danúbia Lenhart e Marisol Pizzutti, o grupo realizou reuniões on-line pela plataforma do Google Meet. Na segunda-feira (03/05) a atividade foi com os professores do Ensino Fundamental e na terça para a Educação Infantil.
“Este início é sempre momento de estabelecer uma relação e de se conhecer, uma vez que os participantes não são das mesmas escolas. Eles trazem as suas expectativas para, a partir disso, o grupo encontrar suas identificações, compartilhar suas experiências e construir recursos para lidar com os sentimentos que a pandemia vem mobilizando. Esse movimento é promotor de saúde mental e os efeitos podem alcançar as demais relações das pessoas vida afora considerando a importância de cuidar de quem cuida e isso é muito presente na função do professor”, relata a psicóloga Danúbia.
Para o prefeito Luciano Orsi, iniciativas como esta do Grupo Terapêutico: Espaço de Escuta são louváveis, pois aliviam a carga emocional que pode abater os educadores. “Este momento de pandemia traz muita angustia, muitas incertezas, e os professores precisam lidar também com o emocional dos alunos e, muitas vezes, de seus familiares. Por isso, esse espaço de partilha de experiências, sob orientação de profissionais especializados, é bastante proveitoso”, diz o prefeito.