NOVO HAMBURGO
Guarda Municipal amplia presença de motos no Centro

Estratégia prioriza veículos mais versáteis para patrulhamento e ações na região
Uma mudança operacional da Guarda Municipal reforça a segurança de moradores, comerciantes e visitantes do Centro de Novo Hamburgo e áreas próximas. O Grupamento Especializado em Segurança com Motos (GESCOM) ampliou sua atuação na região central, passando a operar com duas equipes de três agentes cada, substituindo o modelo anterior, que contava com uma equipe composta por quatro motocicletas.
A medida, implementada na atual gestão da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), tem o objetivo de agilizar o patrulhamento e otimizar o atendimento de ocorrências. “Agora conseguimos cobrir uma área maior com mais rapidez. Diante do intenso fluxo de veículos no Centro, as motos permitem retomadas mais ágeis e chegamos antes ao local da ocorrência”, explica o comandante do GESCOM, inspetor Jeferson Maxiel.
Segundo Maxiel, essa mobilidade é essencial em casos de roubo ou furto, situações em que os criminosos frequentemente tentam fugir em direção ao trem. “Com as motos, podemos perseguir suspeitos até mesmo cruzando a praça e o calçadão, o que seria inviável com viaturas convencionais”, exemplifica. Ele também reforça que todos os agentes do grupamento passam por treinamento específico para garantir a segurança de pedestres, motoristas e dos próprios guardas durante as operações.
No novo modelo de atuação, uma das equipes patrulha a região central, enquanto a outra presta apoio às viaturas em diferentes bairros e realiza deslocamentos para a Lomba Grande, outro ponto prioritário da gestão na segurança pública.
Experiência e referência
O inspetor-chefe operacional da Guarda Municipal, Marcelo Marques, foi o idealizador do GESCOM em 2016, grupamento que entrou em operação no ano seguinte. Desde então, a equipe tem se destacado pela excelência no treinamento dos agentes e pela padronização das motos e uniformes.
Para o inspetor-chefe Marcelo, a simples presença das motos já gera sensação de segurança e inibe ações criminosas. “Temos viaturas de grande porte que, devido ao tráfego intenso, enfrentam dificuldades para circular. As motos, por serem mais leves e ágeis, permitem um deslocamento muito mais eficiente”, explica.
Além do patrulhamento, o GESCOM também é responsável por escoltas de autoridades e comboios, quando necessário. Atualmente, o grupamento se tornou referência na região, sendo procurado por diversos municípios que buscam capacitação com os instrutores da Guarda Municipal de Novo Hamburgo.
