NOVO HAMBURGO
Guarda Municipal de Novo Hamburgo completa 30 anos
A Guarda Municipal de Novo Hamburgo completou 30 anos nesta quarta-feira (23/03). No início da manhã, a prefeita Fátima Daudt prestou sua homenagem. Durante encontro em seu gabinete com o secretário municipal de Segurança, Roberto Jungthon, e o diretor da Guarda, Ricardo Carvalho, Fátima enfatizou a relevância da corporação. “Tenho um carinho muito grande pela nossa Guarda em razão do importante papel que desempenha em nossa comunidade. Por isso, investimos em qualificação e equipamentos para torná-la ainda mais preparada”, destacou.
Durante a visita, Fátima foi presenteada com uma réplica de uma viatura da Guarda Municipal. Emocionada, lembrou da presença de guardas na rede municipal de ensino e o quanto isso a deixava tranquila quando levava seus filhos para a escola. O secretário Jungthon reforçou o avanço da corporação. “Ao longo destes 30 anos, a Guarda cresceu em experiência, ampliando e qualificando seu trabalho de proteção e cuidado com a comunidade.” Para Carvalho, o destaque é justamente o preparo da corporação. “Estamos trabalhando muito na qualificação de nossos agentes”.
No ano de seu trigésimo aniversário, a Guarda Municipal, que teve sua primeira turma em 1992, conta com 185 agentes ativos, sendo 159 homens e 26 mulheres. No final de fevereiro de 2022, 30 agentes foram chamados para formar uma nova turma.
Espaço digital para preservar a história é lançado
Uma série de novidades está prevista para o ano do aniversário de 30 anos da Guarda Municipal. Em uma delas, que ocorreu na tarde de quarta-feira, a página Memória GM foi oficialmente lançada no portal da Prefeitura de Novo Hamburgo. O espaço, que passará a ser atualizado constantemente a partir de agora, disponibilizará ao público o acervo histórico da corporação hamburguense, bem como notícias, reportagens e documentários.
“O acervo histórico tem o objetivo de contextualizar a história da instituição no espaço e no tempo e sua relação com a comunidade. A divulgação do acervo é um processo contínuo, estamos compartilhando uma estrutura considerada por nós como uma versão inicial, um ponto de partida, e que seguirá com a contribuição de todos que fazem parte dessa história”, destaca a responsável pelo programa, a arquivista Lourdes Soares.