Connect with us

NOVO HAMBURGO

Guarda Municipal de Novo Hamburgo completou 27 anos

 

Criada em 23 de março de 1992, a Guarda Municipal de Novo Hamburgo (GMNH) completou 27 anos de atividade no sábado, 23 de marços. Considerada referência no Rio Grande do Sul, a corporação vive um momento de efetividade operacional, indicadores positivos de produtividade e reorganização da sua estrutura.

 

Em 2018, os agentes da GMNH emitiram 9.018 ordens de serviço, atenderam a 288 ocorrências – que resultaram no registro de 241 boletins – o e participaram de 11 operações integradas com as forças de segurança estaduais e federais. Foram fiscalizados 34 bares e casas noturnas e realizadas 53 palestras na Rede Municipal de Ensino – aproximadamente um encontro a cada quatro dias letivos.

 

Ao longo do último ano, o trabalho da GMNH resultou em 66 prisões, na recaptura de 14 foragidos do sistema prisional e na recuperação de 32 veículos roubados/furtados. Destacam-se 19 prisões por porte ilegal de arma de fogo, nove por receptação e 38 por furto/roubo.

 

“Os números nos dão a dimensão do trabalho realizado. No entanto, queremos evoluir progressivamente a qualidade do atendimento ao cidadão, fazendo com que a instituição seja ainda mais reconhecida e mantenha o respaldo da comunidade já conquistado”, afirma Ulisses José da Silva, diretor da GMNH.

 

A formação dos novos agentes correspondeu a 800 horas-aula e a capacitação dos servidores do quadro contabiliza 600 horas-aula. O programa Escola Mais Segura realizou 186 atendimentos, envolvendo ações preventivas e rondas na Rede Municipal de Ensino, garantindo a presença da corporação nas escolas e áreas próximas. O programa Guarda Mirim mobilizou 52 crianças, em 32 atividades.

 

Balada Segura e Segurança no Trânsito

 

A GMNH organizou 45 edições da Operação Balada Segura em 2018. Outras 29 barreiras (trânsito e repressão ao crime) foram efetuadas, num total de 7.594 veículos abordados. O total de autuações no trânsito em NH chegou a 27.892. Destes, pode-se destacar 153 casos de embriaguez ao volante, 188 recusas do teste do bafômetro e 18 casos de crime de trânsito. Ainda foram realizadas 14 blitzes educativas – barreiras em que não há previsão de autuações –, com foco na conscientização para o trânsito.

 

O futuro da GMNH

 

Com o objetivo de melhorar ainda mais o trabalho da GMNH, a Secretaria de Segurança (SEG) trabalha com base nas mais bem-sucedidas experiências da área, prospectando boas práticas sem deixar de observar a questão local. A meta é adequar as melhores iniciativas à realidade do município.

 

O trabalho conjunto com a Universidade Feevale promoverá a construção de uma nova realidade. Após este processo, os agentes contarão com um sistema de dados estruturado em processos científicos e metodologias avançadas. A instituição terá uma matriz de cursos que contemplam um nível de especialidades e de tecnologias que promoverão maior aproximação com as comunidades e instituições, além da continuidade das ações preventivas – consideradas prioridade pelo Executivo municipal.

 

“A GMNH passará por uma reestruturação, visando alinhá-la ao que há de mais moderno em ações de Segurança Pública dentro daquilo que compete ao Município. Nossa meta prioritária é a excelência na prestação de serviços”, afirma o secretário de Segurança, Roberto Jungthon.

 

A equipe da Feevale também está desenvolvendo um conjunto de temas pedagógicos focado no desenvolvimento da cidadania, inclusão, prevenção às violências e conflitualidades. Este material será um diferencial nos trabalhos desenvolvidos pelos agentes em escolas da rede pública de ensino.

 

Integração

 

O trabalho que vem sendo desenvolvido é norteado, também, pela integração entre Município, Estado e União. Os resultados podem ser observados nos indicadores criminais de NH divulgados nos balanços da Secretaria da Segurança Pública do RS. O levantamento aponta para a estagnação nos crimes contra a vida e para a queda de todos os índices relacionados a crimes contra o patrimônio.

 

A criação do Gabinete de Gestão Integrada da Região Metropolitana de Porto Alegre (GGIMPOA) pelo governo do Estado é considerada um fator decisivo para o sucesso da integração já praticada em NH. As três operações já realizadas, desencadeadas simultaneamente em 34 municípios, resultaram em 161 prisões, apreensão de 38 armas e de R$ 167 mil em dinheiro sem comprovação de origem, além de diversas ações de abordagens e fiscalização de trânsito.

 

O GGIMPOA integra o eixo de combate ao crime do RS SEGURO, um dos quatro pilares do programa. Seu objetivo principal é promover a integração entre órgãos estaduais de Segurança Pública com forças federais e municipais

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados