NOVO HAMBURGO
Bebê de três meses é salvo de engasgamento pela Guarda Municipal de Novo Hamburgo
A Guarda Municipal de Novo Hamburgo (GM-NH) realizou o salvamento de um bebê de três meses que estava engasgado, nesta quinta-feira (23/11). O caso ocorreu por volta das 11h30 desta manhã. Em patrulhamento preventivo nas proximidades da Escola Municipal Guilherme Gaelzer Neto, no bairro Santo Afonso, uma viatura da Guarda Municipal, composta pelos guardas Jonathan Machado e Jair Veen, avistou um veículo em alta velocidade, com uma mulher no banco traseiro gritando socorro.
Prontamente, a guarnição retornou e, ao chegar próximo ao veículo, verificou que se tratava de uma criança engasgada. A mãe da criança, em situação de desespero, entregou para a guarnição a criança de aproximadamente três meses de vida e que estava praticamente sem sinais vitais.
No mesmo instante, a guarnição deu início ao procedimento para a reanimação da criança, com a manobra de Heimlich, e iniciou o deslocamento para o Hospital Municipal. Dentro da viatura, após a realização da manobra, a criança começou a dar sinais e expelir leite materno pela boca e pelas narinas e depois começou a chorar, voltando com a respiração. No Hospital Municipal, o bebê recebeu atendimentos médicos e se recuperou. Posteriormente, foi transferido para a UPA Centro para observação, com previsão de alta para breve.
Entre os cursos de preparação para a Guarda Municipal de Novo Hamburgo, há aulas de primeiros socorros e atendimento diante de várias situações, inclusive o engasgamento. Vários guardas municipais hamburguenses já ajudaram a salvar bebês engasgados. As câmeras de segurança do Hospital Municipal registraram o momento da chegada dos Guardas Municipais e a reação posterior quando a criança foi salva.
Saiba o que fazer em caso de engasgamento:
– O mais importante nessas situações é manter a calma e solicitar ajuda médica, seja através do SAMU (192), Bombeiros (193) ou a Guarda Municipal (153).
– Identificar se é um engasgo parcial ou total.
– No engasgo parcial, o bebê pode: estar ofegante e respirando rápido, agitado, tossindo, chorando. Nesses casos segure o bebê no seu colo em posição confortável virado para você e não “sacuda” o bebê. Deixe o bebê chorar, pois isso é sinal de que ele está respirando! Jamais tente usar os dedos para retirar o objeto da garganta do bebê, pois poderá acabar empurrando empurrá-lo ainda mais fundo. Ligue imediatamente para os telefones de emergência.
– No engasgo total, o bebê pode: não consegue tossir ou chorar; os lábios do bebê estão arroxeados; sem ar, o bebê pode ficar “molinho”. Nestes casos, você deve:
– Passo 1: solicitar ajuda nos telefones de emergência;
– Passo 2: com o dedo indicador e médio deve segurar a boca do bebê aberta, colocar o bebê deitado de barriga para baixo em cima do seu antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo e apoiando o seu antebraço na sua coxa para ter mais firmeza.
– Passo 3: Dê 5 tapas com a base da mão entre os ombros, no meio das costas do bebê.
– Passo 4: Coloque o bebê deitado de costas sobre o outro antebraço apoiado sobre a coxa. Faça 5 compressões com dois dedos no meio do peito, entre os mamilos. Cada compressão deve ter 4 centímetros 2 a 3 dedos de profundidade.
– Passo 5: Se o bebê chorar, vomitar ou tossir é sinal que desengasgou e sua cor voltará ao normal.
– Caso o bebê continue engasgado e consciente tentando respirar, repita os passos 2, 3 e 4.
– Se o bebê ficar inconsciente ou sem reação, prossiga para o passo 6.
– Passo 6: Coloque o bebê deitado de costa em uma superfície firme e Comprima o osso esterno (entre os mamilos no meio do peito) com dois dedos a uma profundidade de 4 cm (mais ou menos 2 a 3 dedos. Faça 30 compressões fortes e rápidas. Não se esqueça que a cada compressão você deve deixar o peito do bebê retornar à posição inicial. Após 30 compressões abra a boca do bebê e faça 02 ventilações (encha suas bochechas de cor e sopre na boca e nariz do seu bebê). Para abrir a boca do bebê, coloque uma mão sobre a testa e com o dedo indicador e polegar da outra mão, puxe o queixo do bebê para trás e para cima ao mesmo tempo e sopre ar até perceber o tórax do bebê levantar. Caso o bebê continue inconsciente, repita tudo novamente até o socorro chegar!
Observações importantes:
– A cada 01 minuto você tem que fazer no mínimo 100 e no máximo 120 compressões (como se fosse o coração do bebê batendo);
– Após cada compressão que você fizer no peito do bebê deixe-o voltar a posição inicial, para que o coração possa se encher de sangue.
– Somente coloque sua boca na boca/nariz do bebê que seja da sua família.
– Caso o bebê não for seu familiar faça somente as compressões até a chegada da equipe de resgate, pois isso evita que você se contamine com alguma doença que o bebê tenha.
– Se alguém estiver com você, vocês poderão trabalhar juntas! Uma pessoa faz 15 compressões e a outra 2 ventilações (soprar ar na boca do bebê).