NOVO HAMBURGO
Gustavo Finck destaca possibilidade de acatar indicação de entidades empresariais para secretariado
Prefeito eleito de Novo Hamburgo fez declaração durante reunião-almoço promovida pela CDL-NH
Nesta terça-feira (22/10), durante reunião-almoço promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), o prefeito eleito Gustavo Finck sinalizou que poderá nomear um secretário na área de desenvolvimento econômico a partir de um nome indicado pelas entidades empresariais da cidade. Finck cogitou que as entidades cheguem a um consenso sobre um nome ou que apresentem uma lista tríplice.
A declaração foi comemorada pelo presidente da CDL, Leonardo Lessa, na medida em que essa ideia vinha sendo debatida internamente. Segundo Lessa, a CDL deve avançar no tema em uma costura com ACI e Sindilojas. Outra declaração importante do prefeito eleito durante o almoço foi de que gostaria de manter no cargo até a Fimec o atual presidente da Fenac, Marcio Jung. O prefeito eleito destacou que ainda não teve a oportunidade de conversar com Jung a respeito do tema.
A reunião-almoço foi marcada por dois momentos. O prefeito fez uma fala inicial e depois participou de um painel de perguntas e respostas mediado pelo diretor da Rede União FM, Rodrigo Giacomet.
Abertura ao diálogo e ao desenvolvimento
Leonardo Lessa expressou seu entusiasmo com o evento, destacando que o “CDL Convida”, nome do encontro, passará a fazer parte do calendário anual da entidade. Ele enfatizou a importância do encontro para estreitar laços com o poder público e fortalecer o desenvolvimento empresarial. Lessa também anunciou o lançamento do projeto “Caminhos de Hamburgo Velho”, que será realizado amanhã, quarta-feira (23/10), a partir das 8h30, na Fundação Scheffel.
Inovação e mudanças na gestão municipal
O prefeito eleito, Gustavo Finck, afirmou que seu governo buscará inovar e estabelecer novas formas de gestão. Ele revelou que já iniciou diálogos com prefeitos de cidades vizinhas e está em busca de melhorias no transporte público. “Estamos prontos para fazer mudanças significativas a partir de 2025. Meu foco é sempre inovar pela cidade”, destacou. Além disso, mencionou seu estilo de governar, com o gabinete no espaço Albano Hartz, e a intenção de buscar parcerias com o governo estadual para evitar o pagamento de aluguel. “Vou continuar nas ruas e comendo nas bancas”, completou.
As prioridades de sua administração incluem a criação de três novas secretarias: Governança, Gestão e Democratização; Família e da Mulher; e Subprefeitura de Lomba Grande. “Vamos investir no que é prioridade: educação, saúde e segurança pública”, declarou. Ele também anunciou a revogação do aumento do IPTU, considerando-o um “absurdo” em tempos de endividamento municipal.
Foco na segurança e colaboração com entidades
O prefeito destacou a importância de parcerias com as entidades para garantir uma gestão mais eficaz, especialmente na segurança pública, incluindo a contratação de guardas municipais. “A porta da prefeitura estará sempre aberta para receber empresários. Vamos estabelecer metas claras para todos os secretários”, assegurou.