NOVO HAMBURGO
Há 25 anos, educação ambiental faz parte das atividades do Parcão

Programa recebeu a visita de quase 5 mil estudantes em 2024
Com 25 anos de atuação, as atividades de educação ambiental do Parcão, maior área de preservação ambiental urbana de Novo Hamburgo, estão em pleno funcionamento. Nesta segunda-feira (24/03), foi a vez de turmas da Escola Municipal de Educação Básica Marcos Moog aproveitarem as belezas do parque e conhecerem mais sobre a natureza. A criançada das turmas do 2.º e 3.º anos foi guiada pela Fada Arco-íris, personagem criado pela professora de educação ambiental Adriana Backes, acompanhada das professoras Ana Cláudia dos Santos e Juli dos Reis.
Tudo começou com contação de história no segundo andar da sede administrativa, que conta com uma sala temática. Depois, a criançada recebeu lupas para explorar uma das trilhas do parque, onde todos puderam fazer descobertas em meio à natureza. Por fim, o grupo fez um gostoso piquenique, para depois se divertir nos brinquedos do local. “Eu gosto de vir aqui e jogar basquete, fazer as trilhas e olhar as flores, que são muito bonitas”, disse Lívia Dias da Silva, 8 anos. Já a colega Valentina Almeida Pereira, 8, também curte visitar o espaço e reconhece sua importância para a cidade. “É importante cuidar da natureza porque se a gente não proteger vai ficar tudo sujo e seco”, conta.
Conforme a professora Ana Cláudia, já faz algum tempo que a Marcos Moog tem em sua proposta pedagógica visitas ao Parcão justamente para proporcionar uma aproximação dos alunos com a natureza. “Porque a gente sabe que eles aprendem muito mais vivenciando do que a gente só falando. Cada vez que eles vêm aqui têm um novo olhar sobre as coisas”, conta a docente.
Adriana lembra que o Parcão surgiu de uma demanda da comunidade e do Movimento Roessler, sendo uma importante área de preservação ambiental. Afinal de contas, são 54 hectares de biodiversidade. “Mas nem todos conhecem o Parcão. Então, o objetivo principal da educação ambiental é que se conhecer a área, saber que ela é rica em biodiversidade, que nós temos diversos animais, plantas nativas, um lugar de preservação”, destaca. Em 2024, quase 5 mil pessoas participaram das atividades da educação ambiental, incluindo escolas de outras cidades. Inclusive, em 2025, a primeira escola que fez a visita foi uma instituição de Presidente Lucena.
Escolas que quiserem conhecer de perto as belezas do Parcão podem fazer o agendamento pelos telefones (51) 3524-0356 ou (51) 3097-1990 e e-mail smedparcao@edu.nh.rs.gov.br.
