Connect with us

NOVO HAMBURGO

Hospital Municipal capacita equipes nas unidades de internação

O Programa de Educação Permanente, implementado pela Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), segue seu curso itinerante com uma série de capacitações voltadas às equipes nas unidades de internação do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). Elaborada pelas coordenações de Enfermagem e de Educação e Desenvolvimento, a estratégia de constante aperfeiçoamento profissional visa a revisão de técnicas, procedimentos e rotinas assistenciais com base no que há de mais atual na área hospitalar. Os encontros promovidos pela Direção da Fundação ocorrem a cada 15 dias, em quatro turnos, diretamente nos locais de trabalho dos funcionários.

A coordenadora do setor de Higienização e Rouparia e uma das organizadoras da série de treinamentos, a enfermeira Kéli Langhammer Brusius, acrescenta que no mês anterior foi realizada a Capacitação sobre Cuidados com Aspiração de Vias Aéreas e Traqueostomia. O encontro teve como ministrante a fisioterapeuta Cláudia Kist. “Na ocasião, contamos com 113 participantes, entre enfermeiros, técnicos em Enfermagem, estudantes e fisios”, observa Kéli. A enfermeira atua na organização do projeto em parceria com a assessora técnica Pâmela Coelho, do setor de Recursos Humanos da FSNH.

Na primeira quinzena de janeiro, o tema Cuidados com a Diluição de Medicamentos teve conteúdo e abordagem sob supervisão técnica da coordenadora da Farmácia da casa de saúde, a farmacêutica Clara Regina Fröhlich. Na oportunidade, as orientações foram passadas ao público-alvo pela farmacêutica residente da Universidade Feevale Michele Barreto de Freitas. Dos quatro turnos de trabalho, sendo duas escalas noturnas, somaram-se 80 profissionais presentes naquela vez.

Já na segunda quinzena do mês, a pauta apresentada é Prevenção e Tratamento de Feridas, com especial enfoque às lesões de difícil cicatrização, com orientações da enfermeira Danielle Diel da Silva, do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) e do Grupo de Pele. “Com o passar do tempo, algumas atualizações são necessárias em relação aos tratamentos e novos materiais especiais para curativos vão surgindo”, analisa a enfermeira Dani. “É de extrema importância manter os profissionais bem informados a respeito.” Vale destacar que, além de se especializar em Dermatologia, Danielle tem pós-graduação em Urgência e Emergência.

A enfermeira Kéli ressalta que as capacitações ocorrem in loco, de modo a facilitar a participação da equipe e, desse modo, não deixar nenhuma dúvida para trás. “São treinamentos objetivos, de curta duração, que buscam aprimorar os cuidados ao paciente”, resume. O programa atualmente em prática nas unidades de internação irá, posteriormente, ser estendido para outras áreas da instituição.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados