CAMPO BOM
Hospital Veterinário Feevale acolhe e oferece atendimentos em saúde a cerca de 70 animais afetados pelas inundações
Gatos, cachorros e cavalos que foram afetados pelas inundações no Rio Grande do Sul foram acolhidos e estão sendo atendidos por professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Feevale. Desde o início de maio, quando as primeiras famílias chegaram ao abrigo disponibilizado no Câmpus I, as equipes atuaram no acolhimento de 69 animais, dos quais 24 foram acomodados no abrigo da Feevale – alguns, junto de seus tutores – e 45 encaminhados ao Hospital Veterinário Feevale (Hovet), para atendimentos clínicos e cirúrgicos ou avaliação e tratamento imediato.
O reitor da Feevale, Cleber Prodanov, aponta que, durante esse período tão delicado para a comunidade, a Instituição não mediu esforços para cuidar da vida em todas as suas formas. “Esse esforço demonstra nossa capacidade técnica e infraestrutura avançada, mas também nossa profunda empatia e responsabilidade social. A acolhida e o tratamento cuidadoso dispensado a todos os animais resgatados refletem o compromisso da nossa equipe em garantir sua saúde e bem-estar”, afirma.
O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão da Feevale, Fernando Spilki, destaca o envolvimento do curso não apenas em prol dos animais abrigados na Feevale, mas em diversos outros espaços em cidades como Novo Hamburgo, Campo Bom, São Leopoldo, Estância Velha e Porto Alegre. “Colocamos à disposição não só a nossa infraestrutura, mas também a força de trabalho que estava disponível para apoiar os animais nesse momento difícil”, pontua.
O coordenador da graduação em Medicina Veterinária, Gabriel Pereira, indica que os procedimentos mais realizados no período foram atendimentos clínicos de prevenção a pulgas e vermes, além de avaliação geral dos pacientes para determinar tratamento com antibiótico ou encaminhamento para cirurgia.
Atendimentos no Hovet
Localizado em Campo Bom, o Hospital Veterinário Feevale é a base das atividades práticas da Medicina Veterinária, oferece serviço clínico geral e especializado e é estruturado com consultórios, laboratórios, ala de internação e bloco cirúrgico, entre outros ambientes, para atender animais de pequeno, médio e grande porte. Por esse motivo, o local recebeu, nesta semana, dois cavalos que permanecerem, por dois dias, em uma área alagada de Lomba Grande, em Novo Hamburgo. “Os animais não apresentaram caquexia, condição em que há perda de gordura e massa muscular, mas estavam debilitados pelo estresse e com lesões na pele em função da longa permanência em região alagada”, afirma Pereira.
Fotos e informações dos animais que foram resgatados sozinhos e, atualmente, estão abrigados no Hovet, estão sendo divulgadas por estudantes dos cursos de Medicina Veterinária e Ciências Biológicas em seus perfis nas redes sociais. Em função disso, alguns tutores já foram localizados e outras pessoas demonstraram interesse em adotar um pet. Todos os animais seguirão sob supervisão veterinária, no Bloco 2 do Hospital Veterinário Feevale, para que seu bem-estar seja garantido até que o processo de adoção seja finalizado.