NOVO HAMBURGO

Idosos com mais de 70 anos podem se cadastrar no novo sistema de transporte coletivo a partir de segunda-feira

Cadastramento é realizado na Casa das Artes, em frente a plataforma 1 do Paradão, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h

O cadastramento de usuários para o novo transporte coletivo de Novo Hamburgo avança para mais um grupo de idosos: pessoas com 70 anos ou mais poderão ir na Casa das Artes a partir da próxima segunda-feira, dia 26, munidos de documento com foto e comprovante de endereço de Novo Hamburgo. O atendimento é de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 16h. O atendimento de pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade também continua.

A Casa das Artes (antiga Semec II), fica em frente à plataforma 1 do Paradão, na Avenida Primeiro de Março, 59, Centro. Entre os dias 11 e 28 de março, o cadastramento de idosos será realizado para quem tem 65 anos ou mais. Este cadastramento inicial é para quem tem direito ao transporte público gratuito.

Até o final da manhã desta quinta-feira, dia 22, já foram cadastradas mais de 3 mil pessoas, que receberam seus cartões para serem utilizados. Mas é importante destacar que este cartão só será válido a partir de abril, nos novos ônibus de cor amarela, que pertencem à Empresa Viação Santa Clara, vencedora da licitação e que vai substituir as atuais empresas.

A documentação necessária para pessoas com deficiência é diferente. Além de documento com foto e comprovante de endereço em Novo Hamburgo, os PcDs também precisam apresentar comprovante de rendimentos, laudo médico da deficiência e requerimento preenchido (este requerimento pode ser acessado no site mixmob.novohamburgo.rs.gov.br).

As empresas grandes compradoras de vale-transporte também já foram contatadas sobre as mudanças no sistema, chamando a atenção para a validade do vale-transporte até abril. Nesta semana, elas receberam um tutorial de como cadastrar seus colaboradores usuários de vale-transporte no novo sistema.

Referência

O novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo, chamado MixMob – Sistema Integrado de Mobilidade, entra em operação em abril. Em janeiro, a prefeita Fátima Daudt lançou a plataforma digital mixmobi.novohamburgo.rs.gov.br, que esclarece as principais dúvidas sobre como irá funcionar o novo sistema.

O MixMob nasce a partir do processo licitatório do sistema de transporte público, através da Concorrência Pública nº 04/2022, homologada em novembro do ano passado e vencida pela empresa Viação Santa Clara Ltda. Foram cerca de 30 anos de espera para este novo sistema que, segundo técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE), servem de referência a todo país. A principal delas é a separação entre venda de passagens e o serviço do transporte, ou seja, diferentemente do que normalmente acontece, a empresa que fará o transporte não irá vender passagens.

A nova frota de ônibus terá cor amarela e será composta por 76 veículos, com dimensões variadas. Entre as novidades, todos os ônibus com acessibilidade, película de proteção solar e botão de pânico. Parte da frota ainda terá ar-condicionado. Além do cartão MixMob, as passagens poderão ser compradas por aplicativo e em estabelecimentos comerciais. E também poderão ser pagas em dinheiro dentro dos ônibus.

Sair da versão mobile