CAMPO BOM
Idosos de Campo Bom contarão com novo espaço de convivência
A terceira idade de Campo Bom contará com um novo espaço para realizar atividades de esporte e lazer e praticar o convívio social. O anúncio foi feito na quinta-feira, 4 de abril, pelo prefeito Luciano Orsi, em reunião realizada no seu gabinete com cerca de 20 representantes de entidades e grupos da terceira idade do município, com a participação do secretário do Desenvolvimento Social e Habitação, Eduardo Assmann e com o chefe de Gabinete, Tiago de Vargas. A proposta da Administração Municipal é que o novo Centro de Convivência da Terceira Idade faça parte do grande projeto de revitalização do Parque da Integração Arno Kunz, o Parcão, que está sendo desenvolvido pela Prefeitura, e que esse Centro seja construído no espaço onde hoje se encontra a Secretaria de Obras, na Avenida dos Estados, no Centro da cidade. Para isso, a Secretaria de Obras, até contar com uma sede definitiva, seria transferida temporariamente para o espaço onde hoje se encontra o Centro da Terceira Idade, no Parque Municipal do Trabalhador (PMT).
Segundo Orsi, a ideia é proporcionar um espaço mais confortável e acessível para o desenvolvimento de atividades voltadas a esse público como palestras, festas, oficinas de dança, jogos adaptados para a terceira idade, artes, cultura e lazer em geral. “Estamos trabalhando muito no fortalecimento e na expansão da rede socioassistencial voltada aos idosos, procurando oferecer ações e programas que auxiliem na atenção integral desse público. O atual Centro destinado a Melhor Idade, no Parque do Trabalhador, não oferece toda estrutura necessária para esse público, sendo inclusive de difícil acesso para essas pessoas. Nossa ideia é construirmos esse novo Centro da Melhor Idade, na área central da cidade, ouvindo as necessidades deste público, para que possa oferecer uma melhor qualidade e valorização para essas pessoas”, afirma Orsi. A previsão é que a revitalização e ampliação do Parcão seja iniciada ainda no final de 2019.
Durante a reunião, Orsi apresentou um projeto preliminar da obra e formou uma comissão com 10 representantes das entidades/grupos da melhor idade para desenvolverem, junto a Secretaria de Obras, as adaptações necessárias no projeto relacionadas ao cuidado e à atenção com a pessoa idosa. Ente os itens, o novo espaço deve contar com espaços como copa e cozinha, banheiros (incluindo com adaptações para cadeirantes), entre outros itens.
“A Administração pensa nas questões dos idosos com muito carinho e, por isso, vem desenvolvendo diferentes atividades para esse público. Esse novo Centro para a terceira idade representa mais um instrumento de proteção básica de caráter preventivo, que contribui para o envelhecimento autônomo, ativo e saudável destas pessoas”, completa o secretário Eduardo Assmann.