CORONAVÍRUS
Iniciativa de vacinadores tornam imunização de crianças um ato divertido em Novo Hamburgo
O carro de som com mensagens antivacina, que percorreu parte da cidade de Novo Hamburgo na semana passada, mobilizou ainda mais vacinadores e comunidade em defesa da imunização das crianças de 5 a 11 anos. Atitudes como a da técnica em enfermagem Ana Flávia de Mello Castro, que se fantasia para tornar a vacinação um ato divertido para a garotada, estão ganhando força entre os vacinadores hamburguenses. “São iniciativas dos próprios profissionais. É a reação natural da cidade ao movimento isolado antivacina”, destaca o secretário municipal de Saúde, Naasom Luciano.
Para Ana, que trabalha na Unidade de Saúde da Família (USF) Mundo Novo, em meio à situação da pandemia a vacinação infantil é um sinal de esperança e proteção para os pequenos e também para a comunidade. “Devemos passar segurança para eles e fugir um pouco da rotina que eles nos veem todos os dias, mostrar a nossa alegria em poder chegar até eles, tornando este momento divertido e especial, de forma que eles saibam o quão corajosos e importantes estão sendo e colaborando para um futuro melhor”, enfatiza a vacinadora.
No bairro Roselândia, a opção das vacinadoras foi pelo uso de roupas bem coloridas e também distribuição de pipocas. Em todas as unidades da cidade, após a vacina a garotada recebe um pirulito e o Certificado de Coragem: “Certificamos que (nome da criança) foi uma criança muito corajosa! Foi vacinada, vencendo a temida agulha com muita coragem, ajudando na prevenção de doenças e assim contribuindo para um mundo mais saudável”. Naasom destaca que o certificado reconhece a atitude responsável e cidadã dos pequenos, condição ausente no movimento antivacina da semana anterior.
A adesão de pais e responsável à vacinação das crianças em Novo Hamburgo cresceu ainda mais desde a semana passada, ao ponto da Secretaria Municipal de Saúde ter que ampliar a estrutura para atender a demanda. A partir desta segunda-feira, dia 31, todas as unidades de saúde do município estarão vacinando crianças de 6 a 11 anos sem comorbidades com o imunizante da CoronaVac, mediante agendamento.
O agendamento para vacinação da garotada pode ser realizado em qualquer dia da semana por telefone ou presencialmente e a vacinação das crianças ocorrerá sempre no turno da manhã nas segundas, quartas e sextas-feiras, conforme o agendamento. Não serão vacinadas crianças fora do agendamento. Nestes três dias da semana, não haverá a imunização de adultos no turno da manhã nas unidades. A imunização será retomada para este público no turno da tarde.
VACINAÇÃO DE CRIANÇAS COM COMORBIDADES SEGUE NA CASA DA VACINA
Já a vacinação de crianças de 5 anos sem comorbidades e de 5 a 11 anos com comorbidades, em que o imunizante indicado é o da Pfizer pediátrica, segue sendo realizada exclusivamente na Casa da Vacina, também mediante agendamento.
Além de estarem presente no momento da vacinação, os pais ou responsáveis devem apresentar os seus documentos de identificação e levar a documentação da criança: documento de identificação, carteirinha de vacinação, cartão SUS e laudo comprovando a comorbidades listadas.
A vacinação ocorrerá em sala exclusiva dentro das unidades de saúde e a criança depois de imunizada deverá permanecer no local por pelo menos 20 minutos, facilitando que sejam observadas durante esse breve período.