NOVO HAMBURGO
Inscrições abertas para a oficina de capoeira para todas as idades
A partir do dia 7 de junho, será oferecida uma oficina gratuita de capoeira para todas as idades no Centro de Cultura, localizado na Rua Eng. Ignácio Cristiano Plangg, nº 66, no Centro, com aulas ministradas pelo Cario Almeida Neto, o mestre Kaká.
Os encontros ocorrerão todas as terças-feiras, às 18h, na sala 31 do Centro de Cultura. As aulas são para todos aqueles que desejem aprender mais sobre a expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música, desenvolvida no Brasil por descendentes de escravos africanos. Para participar basta fazer a inscrição presencialmente no local.
Sobre o mestre Kaká
Cairo iniciou no mundo da capoeira em Novembro de 1988, aos 15 anos, no grupo Oxósse Capoeira com o Mestre Karkará na academia Cristina, no bairro Menino Deus. Quando o seu Mestre Karkará viajou para a Europa, ficou sob os ensinamentos do mestre Pelé da Bomba RS. No auge de sua adolescência no ano de 1991, aos 18 anos, foi para Bahia buscar conhecimento sendo treinado pelo Mestre Índio e grupo Mercado Modelo.
Já em 1994, graduou-se como instrutor de capoeira e começou o trabalho social na Escola Emílio Massot. A partir de então, expandiu a capoeira de rua nas periferias de Porto Alegre como a Vila Lupicínio, Campo da Tuca, Bom Jesus, Cruzeiro, Vila Guaranha e Vila Zero Hora.
Em 1996, entrou na faculdade IPA para cursar Educação Física, onde nos intervalos fazia rodas de capoeira com os colegas. Ao longo dos semestres, foi convidado pelo Professor Carson de Educação Física, para ser monitor na disciplina de capoeira. Através do seu desempenho, em 1997 graduou-se como professor de capoeira e retornou à Bahia para buscar experiências, treinando na Associação de Capoeira Angola com o Mestre Pelé da Bomba.
Durante os anos seguintes, continuou o trabalho social nas periferias e sempre buscando conhecimento tanto nas viagens à Bahia, que ocorrem anualmente, quanto em palestras e seminários, assim graduando-se gradativamente, chegando atualmente a Grão-Mestre.
Assim, conhecido popularmente como mestre Kaká, atuando com a sua equipe nas zonas Norte, Leste e Sul de Porto Alegre, visando sempre mostrar a cultura às crianças, jovens e adolescentes.