NOVO HAMBURGO
Justiça Eleitoral terá novo endereço na próxima semana
Um prédio novo, com 700 metros quadrados, no Centro de Novo Hamburgo – Rua Marcílio Dias, 1769. Este será o endereço da Justiça Eleitoral a partir da próxima semana. A mudança começa na segunda-feira e tem previsão de três dias para ser concluída, por conta da instalação de todos os equipamentos eletrônicos. Neste período, a Central de Atendimento estará fechada para o público. As informações são do Portal Vale do Sinos.
A mudança de endereço foi decidida no começo do ano passado. O prédio ocupado desde 2007 apresentou movimentação no piso – técnicos falam de assentamento do solo ou dilatação do próprio piso em função das mudanças bruscas de temperatura. “Os problemas não foram solucionados pelo locador. Dessa forma, a Justiça Eleitoral decidiu locar outro imóvel”, explica o servidor Edson Marchi.
A escolha do novo imóvel levou em consideração a localização, como a proximidade ao maior fluxo de pessoas, quanto à estrutura do imóvel. “Estaremos mais perto do Paradão de ônibus, o que favorece quem depende do transporte público”, acrescenta.
Marchi salienta que um prédio para acomodar a Justiça Eleitoral precisa ter determinadas características encontradas em pouquíssimos imóveis em uma cidade. “É preciso, em um mesmo prédio, de um amplo espaço para atendimento ao público, com fácil acesso pela porta frontal, bem como de um depósito de urnas imenso que acomode pelo menos 600 urnas eletrônicas devidamente classificadas e ordenadas de acordo com a logística de trabalhos a ser enfrentada durante os períodos eleitorais.”
Esse depósito, salienta o servidor, necessita, ainda, de área ampla para a manipulação das urnas, como instalação de sistemas e carga de baterias, e deve ter ainda acesso com facilidade para carga e descarga de caminhões. “O prédio necessita, também, de espaço para arquivo morto, bem como de um amplo e arejado espaço para a área administrativa dos cartórios.
Busca foi longa
O servidor da Justiça Eleitoral diz que a busca, levando em conta todas estas necessidades, foi longa. “Felizmente pudemos contar com a ajuda de profissionais do ramo que não mediram esforços para o êxito dessa empreitada.”
O novo endereço da Justiça Eleitoral em Novo Hamburgo é novo. O órgão será o primeiro inquilino. “Com a mudança de endereço, ganhará a Justiça e, principalmente, ganhará o eleitor, que terá à sua disposição um imóvel de mais fácil acesso, localizado em rua central da Cidade”, destaca.
O atendimento ao público será suspenso durante o período necessário tanto ao transporte dos equipamentos e do mobiliário quanto à colocação em funcionamento dos equipamentos. “Acreditamos que isso se dê em no máximo 4 dias, mas cabe informar que o eleitor poderá continuar a utilizar o JE Digital nesse período e realizar as alterações cadastrais que desejar, bem como poderá obter certidões”, finaliza Marchi.