NOVO HAMBURGO
Lançamento do CIT 360 marca o início das ações da Aliança para Inovação Novo Hamburgo

Programa propõe agenda contínua de inovação e aproxima o poder público, empresas e instituições de ensino
A cidade de Novo Hamburgo vive um novo momento em sua trajetória rumo à modernização e ao fortalecimento da economia. Na última quinta-feira (03/04), foi lançado oficialmente o programa CIT 360, desenvolvido pelo Sebrae RS, durante cerimônia que também marcou a ativação do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT). Localizado na Rua Mundo Novo, 805, no bairro Canudos, o espaço será o ponto de encontro entre empresas, startups, instituições de ensino e o poder público em prol de soluções inovadoras para a cidade e região.
A iniciativa é a primeira ação concreta da Aliança para Inovação Novo Hamburgo e prevê uma intensa programação ao longo de 2025, com workshops, pitch days, hackathons, bootcamps, rodadas de crédito e encontros temáticos com foco em Indústria 4.0, inteligência artificial e economia inovadora. Além disso, um evento nos moldes de um summit também está sendo estudado, reunindo especialistas e investidores de todo o país.
Para o prefeito Gustavo Finck, a ativação do CIT é um divisor de águas para a cidade. “Por muitas vezes eu passava em frente a esse prédio e pensava: ‘como pode um espaço desses estar parado?’. Cheguei a imaginar uma escola ou uma creche aqui. Mas hoje estamos fazendo desse local um motor para o futuro e vemos que é possível sonhar mais alto”, disse. “Agora, Novo Hamburgo está pronta para falar de futuro, de inovação e de desenvolvimento. A cidade que já viveu grandes momentos e também a decadência, agora inicia sua reconstrução”, complementa.
Já a secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Daiana Monzon, reforça o planejamento estratégico por trás da criação do CIT 360. “Esse programa não surgiu da cabeça de uma secretária ou de diretores. Foi construído com base em estudos e análises de modelos de sucesso, como o Pacto Alegre e o Tratado de Inovação de Santa Catarina”, destaca. Segundo Daiana, a inovação será trabalhada de forma transversal no governo, impactando na educação profissional, atração de empresas e no estímulo ao empreendedorismo. “Queremos criar uma cultura de inovação enraizada em Novo Hamburgo, onde todas as empresas se sintam acolhidas e queiram permanecer e crescer aqui”, garante.
O analista sênior do Sebrae RS, Josemar Demenech, responsável pela apresentação técnica do plano de ativação do CIT, explicou as ações previstas. “Teremos uma agenda consistente com encontros recorrentes como o ‘Pitch no CIT’, bootcamps temáticos, workshops, desafios de inovação aberta e programas de aceleração”, explica. “Nosso objetivo é transformar ideias em negócios reais, com CNPJ pronto para vender para o mundo. Esse ecossistema é um espaço para todos: startups, empresas tradicionais, estudantes e entidades”, projeta.
O CIT, inaugurado em outubro de 2024, é gerido pela Fenac em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo e diversas instituições. O espaço conta com coworking, auditório, FabLab, áreas compartilhadas e adota o conceito de “sandbox” regulatório, permitindo testes de tecnologias inovadoras em ambiente controlado. Entre as empresas presentes estão a Killing, Unimed VS, Cigam, Sicredi Pioneira e a SX Negócios/Pulse, e conta com as parcerias do Sebrae, IENH, Feevale, FTEC, Liberato, ACI-NH, CDL-NH e Abrameq.
A ativação do CIT e o lançamento do CIT 360 consolidam Novo Hamburgo como um polo emergente de inovação no Rio Grande do Sul, dando visibilidade nacional à cidade. A proposta, como ressaltou o prefeito Finck, é clara. “Não vamos ser referência só para o Rio Grande do Sul. Vamos ser referência nacional em inovação. E isso começa aqui, com essa união entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil.”
