CAMPO BOM
Lar Colmeia recebe homenagem do Legislativo de Campo Bom
Na sessão da Câmara de Vereadores de Campo Bom desta quarta-feira (30/08), o Lar Colmeia, entidade com 30 anos de atividades na cidade teve seu trabalho reconhecido pelos parlamentares. A homenagem partiu através do vereador Alexandre Hoffmeister (PP). Além do lar, também foram homenageados na sessão o Restaurante Duda Bilhalva e a Moda Nápoles.
História do Lar
O Lar Colmeia pode ser considerado um patrimônio do Município de Campo Bom. A instituição realiza um trabalho excepcional no cuidado de crianças e adolescentes que, por vivenciarem situações de negligência, violência, abuso ou abandono, são retirados de suas casas e protegidas pela justiça. É aí que entra o papel fundamental do Lar Colmeia. Além de garantir os direitos básicos desses jovens, também é oferecido abrigo, amor e um local seguro para que eles possam se desenvolver plenamente.
A história do Lar se inicia em 1993 pelos missionários norte-americanos Ken e Jerilyn Bayer, conscientes da necessidade urgente de um local que proporcionasse cuidado amoroso e seguro para crianças e adolescentes, em situações de vulnerabilidade social. O casal retornou ao Canadá e aos Estados Unidos para falar nas igrejas sobre os desafios enfrentados pelo Brasil, discutir sobre crianças abandonadas e órfãs, pedir doações, convidar pessoas para viagens missionárias e pedir orações para o início desse Ministério. Então, o Lar Colmeia nasceu em Campo Bom. Foi, portanto, criado para proporcionar amor, segurança e cuidado às crianças que precisam de uma família.
Com a ajuda de profissionais, voluntários e equipes em viagens missionárias, foi possível avançar na construção das casas que hoje se encontram na estrutura de condomínio. Só aqui, em Campo Bom, são 7 casas-lares que podem abrigar até 10 crianças e adolescentes. No mesmo espaço, encontramos também um ginásio de esportes, uma enorme pracinha com diferentes brinquedos, incluindo uma academia ao ar livre, um, auditório que é utilizado para a realização de cultos, eventos e oficinas. No Município vizinho, Novo Hamburgo, há 4 casas-lares locadas. Um trabalho que é tecido por muitas mãos.
Telmo Camargo é o gestor da instituição. Ele começou como coordenador voluntário até receber um convite, em 2011, para liderar o Lar Colmeia. Ele e sua família se dedicam completamente a essa nobre missão. Sob seu comando, cerca de 50 profissionais, contratados e voluntários, desempenham com excelência suas funções. São coordenadores, psicólogos, assistentes sociais, psiquiatra, enfermeira, auxiliares, entre outros.
Cada casa-lar é pensada com muito cuidado e zelo para que todos se sintam como se realmente estivessem em casa. Além disso, há muito espaço para brincadeiras, aprendizagens, comemorações e para aprender sobre o amor de Deus, que é uma importante diretriz para todos. O dia a dia é como acontece em nossas casas: acordar, tomar café, ir para a escola, ajudar em algumas tarefas da casa. Se necessário, ir ao posto de saúde, dentista, psicólogo. Idas ao parque, pracinha e a igreja também fazem parte dessa rotina. Tudo é pensado e assistido por uma gama de profissionais de diferentes áreas.
Os convênios com diferentes prefeituras são importantes para que o Lar esteja em funcionamento, mas o apoio, as orações e doações da comunidade são imprescindíveis para que o trabalho continue. Há muitas formas de ajudar o Lar Colmeia: doando roupas, alimentos perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal. Também, buscando informação de como ser um voluntário dentro da instituição. Há a possibilidade de apadrinhar uma criança ou adolescente. O envolvimento de todos faz uma grande diferença na vida desses jovens.