CAMPO BOM
Luciano Orsi fala sobre os objetivos e metas do Executivo de Campo Bom para 2023
Nesta terça-feira (24/01), o prefeito Luciano Orsi (PDT) conversou com a reportagem do Jornal Toda Hora sobre os desafios e objetivos que a Administração Municipal campo-bonense tem para 2023. Ele também falou sobre as conquistas e desafios que marcaram Campo Bom em 2022, nas áreas de segurança, esporte e infraestrutura.
Orsi também destacou as principais ações que o Executivo pretende tomar e qual será a prioridade nas áreas da saúde, infraestrutura, mobilidade urbana e educação.
Confira a entrevista abaixo:
TH: Quais foram as principais conquistas da Administração Municipal em 2022?
Luciano Orsi: Campo Bom e os campo-bonenses tiveram muitas conquistas, a começar pelo início da operação da Guarda Municipal, um compromisso que assumimos com a população antes mesmo do início da gestão, lá em 2017.
O investimento da Verallia de 80 milhões de euros para expansão das atividades no município, o maior da história da cidade, também foi concretizado, o que significa mais empregos e renda para os campo-bonenses.
Na educação pública, uma das nossas principais bandeiras, conquistamos o melhor Ideb da região, zeramos a fila para a educação infantil em turno integral e aprovamos o novo plano de carreira dos professores, valorizando e garantindo o piso nacional para todos os profissionais.
Muitas obras foram concluídas, como a reforma da pista de atletismo, uma das únicas pistas públicas com padrão internacional do país, garantindo maior qualidade de vida para os campo-bonenses; a reforma do Ginásio Municipal; a revitalização do Largo Irmãos Vetter; a retomada da construção do Centro Vida, um espaço totalmente novo para a rede pública de saúde, entre outras.
TH: E os maiores desafios?
Orsi: Um dos maiores desafios para a gestão pública, hoje, é manter os serviços públicos, bem como sua qualidade, frente à queda recente na arrecadação de ICMS. Em Campo Bom, temos muitos serviços e o compromisso constante de melhorá-los cada vez mais.
Outros desafios são: avançar nas questões de habitação popular, um foco para o próximo ano, além da conclusão do Centro Vida e da implantação de iluminação de led em toda a cidade, o que vai gerar mais segurança e economia para a população.
TH: Quais investimentos serão feitos pelo Executivo para ampliar e melhorar ainda mais os atendimentos na saúde?
Orsi: Desde 2017, investimos muito em saúde. Por muitas vezes, através da compra de exames com recursos próprios, garantimos atendimentos que eram de responsabilidade do Estado a fim de zerar filas e por acreditar que é nosso dever cuidar dos campo-bonenses.
A expectativa é de que ainda neste ano seja entregue o Centro Vida, espaço que vai garantir atendimentos gratuitos de diversas especialidades médicas para a população, como fisioterapia, neurologia e cardiologia. Logo também deve iniciar a reforma da emergência do Hospital Lauro Reus, obra que vai ampliar e melhorar a estrutura e os atendimentos do hospital.
Na nossa gestão, avançamos muito nos atendimentos pediátricos, o que era uma demanda dos campo-bonenses. Para avançar ainda mais, não só neste quesito, mas em todos os outros, vamos buscar cada vez mais parcerias com o Estado, com o Governo Federal, com a iniciativa privada, porque investir em saúde é caro. Por meio de parceria com a Feevale, por exemplo, estamos trazendo médicos residentes para atender nas unidades de saúde, o que é bom para todos.
TH: Como está a adaptação ao novo modelo das linhas de ônibus? Há previsão de lançamento da licitação do transporte público?
Orsi: O novo modelo trouxe inúmeros benefícios para os usuários do transporte público de Campo Bom, mas, naturalmente, por tratar-se de mudança, requer período de adaptação. O objetivo era chegar a mais bairros, integrar as linhas, garantindo mais possibilidades de deslocamento e tudo isso foi alcançado. No período de adaptação, alguns ajustes foram feitos a partir de solicitações dos campo-bonenses, mas já começam a ser percebidas pela população as melhorias.
O modelo ainda é experimental, a licitação para contratação da empresa responsável pelo transporte público nos próximos anos será publicada em breve.
TH: O que pode ser feito para manter o município se destacando na Educação?
Orsi: Os resultados que alcançamos na educação pública em Campo Bom são frutos do compromisso que temos com a área. Por ser de um partido que defende a educação, o PDT, enquanto estivermos aqui manteremos esse compromisso e seguiremos avançando cada vez mais.
O nosso objetivo é garantir aos alunos campo-bonenses uma educação empreendedora, emancipadora, que faça com que se destaquem e consigam melhores oportunidades no futuro. Acreditamos nisso!