CAMPO BOM
Mais de 160 pessoas participaram da XIII Conferência Municipal de Assistência Social
Evento foi realizado na quarta-feira, no Teatro do Cei, com debate democrático e eleição de delegados municipais para a conferência estadual
Um amplo debate democrático na busca pela construção de uma cidade cada vez mais justa! Foi isso que vimos na XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Campo Bom. O evento foi realizado na quarta-feira (19/07), no Teatro do Cei, com participação de 161 pessoas, usuários das políticas assistenciais do município, representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Poder Público e da comunidade em geral.
O tema da conferência foi a “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. O SUAS é o programa responsável pelas políticas públicas que atendem as pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Drª Estelamaris de Barros Dhil foi quem explanou inicialmente sobre o tema junto aos participantes, abordando-o em cinco eixos: Financiamento; Controle social; Articulação entre segmentos; Serviços, programas e projetos; e Benefício e transferência de renda.
Para o prefeito Luciano Orsi, o objetivo da conferência foi alcançado. “As políticas públicas são para as pessoas, por isso a significativa participação popular mostra que são as pessoas que estão ajudando a construí-las”, observa. O secretário municipal de Assistência Social, Gabriel Colissi, destacou os avanços conquistados pela Administração Municipal na área e manifestou a certeza de que, com as propostas elaboradas na conferência, é possível fazer ainda mais pelos campo-bonenses. O presidente da Câmara Municipal, vereador Jerri Moraes, e a presidente do CMAS, Ana Lori Ely Quintana, também participaram do evento.
Ao fim da conferência, foram eleitos os delegados que representarão Campo Bom e as propostas da conferência local na XV Conferência Estadual de Assistência Social, dos dias 3 a 5 de outubro. São eles: representando a sociedade civil, Leo da Silva e Gustavo Bueno (titulares) e Lúcia Cristovam e Nádia Dodocio (suplentes); representando o governo municipal, Luciane Beatriz Taufer e Carolina Rippel Costa (titulares) e Ana Pereira Terra e Tiago Jesus da Silveira (suplentes).