CORONAVÍRUS
Mais de 2.000 doses são aplicadas no Dia D de Vacinação
Apesar do dia chuvoso, os locais de imunização registraram grande procura pela população durante o Dia D de Vacinação, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no último sábado (06/05).
Ao todo, foram aplicadas 2.192 doses de vacinas, somadas a contra gripe (Influenza) e contra a covid dos imunizantes Bivalente, Coronavac, Pfizer adulto, baby e pediátrica, em todas as unidades de saúde do município, bem como no ponto de vacinação no Bourbon Shopping Novo Hamburgo.
“Estamos à disposição e fazemos um pedido especial para nossa comunidade em procurar as unidades de saúde, colocar a caderneta de vacinação em dia, assim, minimizando a possibilidade de enfermidades, principalmente com as mudanças de temperaturas”, falou o titular da SMS, Marcelo Reidel.
Campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 31
A campanha de imunização contra a gripe continua em todos as unidades de saúde até o dia 31 deste mês para o grupo prioritário, que é formado por crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários e funcionários do sistema prisional.
Para a vacinação, é importante levar documento com foto e cartão do SUS de Novo Hamburgo. Pacientes crônicos e deficientes permanentes devem apresentar também algum documento, laudo ou receita médica que comprove a condição clínica. Já os profissionais, algum documento que comprove o vínculo empregatício.
Bivalente para maiores de 18 anos
A imunização contra a covid com a vacina Pfizer Bivalente segue aberta para toda a população de 18 anos ou mais, em todas as unidades de saúde. Para receber a dose desta vacina, é preciso que a pessoa tenha recebido, pelo menos, o esquema primário inicial de duas doses: D1 e D2 com a vacina monovalente (CoronaVac, Astrazeneca, Pfizer ou Janssen) e respeitado o intervalo de quatro meses da última dose recebida da D2 ou quatro meses de intervalo de qualquer reforço que a pessoa possa ter recebido. Não é impeditivo estar com alguma das doses de reforço em atraso.
Para a vacinação, é importante levar os comprovantes das aplicações recebidas anteriormente da vacina contra a covid, documento com foto, cartão do SUS de Novo Hamburgo ou comprovantes de residência de Novo Hamburgo.