Connect with us

CAMPO BOM

Mais de 200 pessoas participam da primeira edição do Fórum da Pessoa Idosa de Campo Bom

Tarde de atividades lotou plenário da Câmara de Vereadores

 

A tarde de 03 de outubro de 2023 representa um grande passo nas discussões a respeito de políticas públicas para a pessoa idosa. Através de uma inciativa da Escola do Legislativo e da Comissão Especial de Acompanhamento e Fiscalização das Políticas Públicas para a Pessoa Idosa do Legislativo de Campo Bom, o plenário da Câmara de Vereadores recebeu na tarde de terça-feira (03/10) o 1º Fórum da Pessoa Idosa de Campo Bom. A atividade, que teve como tema “Pessoa Idosa: das políticas públicas na dependência, à garantia dos direitos na autonomia” foi realizada em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social e Habitação e ainda do Conselho Municipal do Idoso. Mais de 200 pessoas se inscreveram e acompanharam as palestras. Secretários municipais, membros de clubes de serviços, da sociedade civil e comunidade em geral também prestigiaram a atividade.

“Estamos dando o primeiro passo”

Presidente do Poder Legislativo e também da comissão de acompanhamento das políticas para a pessoa idosa, o vereador Jerri Moraes (MDB) enalteceu a importância da atividade para o futuro das discussões sobre o tema. “Estamos fazendo uma provocação positiva, estamos dando o primeiro passo para discutir soluções para a qualidade de vida da pessoa idosa”, citou o parlamentar ressaltando ainda que a ideia de promover o fórum surgiu após tomar conhecimento de estudos que mostram necessidades nessa área.

Longevidade, direitos e capacidade civil

Após as saudações iniciais, o fórum contou com três palestras que trataram de diferentes temáticas relacionadas ao cotidiano da pessoa idosa. Leandro Minozzo, médico geriatra e professor da Universidade Feevale conduziu a palestra “Os Segredos para a Longevidade Saudável”. Na sequência, a advogada e vice-presidente da Comissão Especial da Pessoa Idosa da OAB Subseção Novo Hamburgo, Leny Camargo Fisch conduziu a palestra “Os Direitos das Pessoas Idosas na Atualidade”. A palestra “Demências e Capacidade Civil” conduzida pelo médico psiquiatra da rede SUS de Campo Bom, Carlos Augusto Welte Pestana, encerrou as atividades do fórum.

No intervalo, um momento cultural com apresentações do grupo de dança da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e de Júlia Orsi animou o público.

Ao final das atividades Jerri avaliou de forma positiva a iniciativa da Câmara de Vereadores. “Tivemos uma tarde rica de discussões e para agregar conhecimento. O plenário ficou lotado, demonstrando a qualidade de nossos palestrantes e como o assunto precisa ter continuidade”, sintetizou o presidente do Legislativo.

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados