CAMPO BOM
Mais de mil doses foram aplicadas em Campo Bom no Dia D da Campanha de Multivacinação
Todas as unidades de saúde estiveram abertas no sábado para colocar em dia a caderneta de vacinas
A Campanha de Multivacinação, coordenada pelo Ministério da Saúde, segue até o dia 28 de outubro. Focada no público menor de 15 anos, o objetivo é colocar em dia a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes, o que é pré-requisito para matrícula e rematrícula em Campo Bom.
Somente no sábado (21/10), dia D da Campanha de Multivacinação, 1.541 carteiras foram revisadas e 1.077 doses de vacinas foram aplicadas, segundo balanço das unidades feito pela Secretaria de Saúde. Desde o início da campanha, mais de 2 mil carteiras foram revistas e 1.300 doses foram aplicadas.
“São números importantes que estamos alcançando, pois hoje há cerca de 70% dos adolescentes com alguma dose de vacina em atraso, principalmente HPV e meningocócica ACWY. Conforme a campanha avança, podemos reduzir esse percentual”, comenta a secretária de Saúde Drª Suzana Ambros Pereira.
Lembrando que, apesar de voltada ao público com menos de 15 anos, pessoas de todas as idades que desejam colocar em dia a sua proteção contra doenças podem ir ao posto de saúde do seu bairro, em qualquer dia, para aplicação das vacinas. Desde o início da campanha, foram registradas vacinações em grupos de todas as idades, mas em número menor que no público-alvo.
A vacinação contra a gripe está liberada para todos a partir dos seis meses de idade, enquanto que a vacina bivalente contra a Covid-19 pode ser feita por quem tem mais de 18 anos.