NOVO HAMBURGO
MDB confirma Tânia da Silva como candidata a prefeita de Novo Hamburgo
Suplente de deputada estadual e ex-prefeita de Dois Irmãos, hamburguense foi anunciada em convenção com presença do vice-governador Gabriel Souza
Tânia da Silva foi confirmada como candidata a prefeita de Novo Hamburgo pelo MDB na manhã deste sábado (27/07). Com a presença do vice-governador Gabriel Souza e da prefeita Fátima Daudt, a convenção do partido, conduzida pelo presidente Luís Barte, também definiu a nominata de 15 candidatos a vereador. O candidato a vice-prefeito será do Podemos, mas o nome ainda não foi definido. Após ser eleita em votação e anunciada para um público de mais de 250 apoiadores e lideranças, Tânia fez um discurso emocionado, destacando que o momento requer união e trabalho por Novo Hamburgo.
“Vamos trabalhar pelo desenvolvimento da nossa cidade. Sou de Novo Hamburgo e estou preparada para a maior missão da minha vida. Voltei para minha casa, minha terra, minha gente, meu lar”, discursou, ao lado do irmão Carlos Roberto.
A convenção reuniu apoiadores e lideranças políticas de partidos como Podemos, Solidariedade e PSD, que estarão juntos na campanha. A ex-prefeita de Dois Irmãos confirmou, durante sua fala, que o candidato a vice-prefeito será do Podemos. O secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costela, também participou.
Trajetória
Tânia da Silva nasceu em Novo Hamburgo, onde estudou, teve seus dois filhos e iniciou sua vida profissional. Foi prefeita de Dois Irmãos por dois mandatos, entre 2013 e 2020, e é atualmente suplente de deputada estadual pelo MDB.
É a mais nova de uma família de seis filhos. A mãe era empregada doméstica e merendeira concursada da Prefeitura de Novo Hamburgo e o pai, caminhoneiro.
Concluiu aos 18 anos o curso técnico de enfermagem, que custeou trabalhando no Hospital Regina, onde atuou por 11 anos. Em 1991, Tânia passou em um concurso público para sua área de formação e foi trabalhar em Dois Irmãos. No município vizinho, foi eleita vereadora por três mandatos, presidente da Câmara Municipal e duas vezes prefeita, em gestões reconhecidas na região.
Voltou a atuar na sua cidade natal em 2021, como diretora-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), sendo responsável pelo Hospital Municipal durante a pandemia. Entre 2023 e 2024, foi assessora especial de gabinete da prefeita Fátima Daudt.