RS

Meteorologia prevê volume recorde de chuvas para a primeira quinzena de setembro

Previsão meteorológica aponta a precipitação de até 500 mm em algumas cidades

A Metsul Meteorologia emitiu um alerta na tarde desta sexta-feira (01/09), advertindo para a previsão de ocorrência de volumes de chuva altíssimos para o Rio Grande do Sul, na primeira quinzena de setembro. De acordo com a entidade, os acumulados devem ser tão altos em alguns pontos, e em tão curto período, cerca de uma semana, que poderão ser reputados mesmo como extraordinários.

Eles ainda apontam que o cenário de precipitação para estes primeiros dez dias de setembro não tem precedentes nos últimos anos, marcados pelo fenômeno La Niña, que reduzia a chuva durante os meses de primavera. Agora, sob a influência do El Niño, estão previstos volumes tão altos quanto os de 2015, quando ocorreu uma das maiores enchentes dos últimos anos.

Grande parte do estado deve ter marcas acima de 100 mm no período com muitas áreas tendo volumes acima de 200 mm indicados. Além disso, há a preocupação dos indicativos em pontos isolados do estado, que podem atingir de 300 a 400 mm de precipitação.

A Metsul também aponta que os acumulados projetados são tão extremos para apenas uma semana que chegam a ser equivalentes a duas ou três vezes a média histórica de chuva do mês inteiro de setembro em diversas localidades, particularmente na Metade Norte gaúcha. Assim, durante os primeiros dez dias do mês, há o risco de algumas cidades terem um acumulado de precipitação esperada para toda a primavera.

Porto Alegre e região metropolitana também devem sofrer com os volumes excessivos de chuva no período, com acumulados que devem exceder a média histórica de precipitação da capital e outras cidades da Grande Porto Alegre, incluindo as cidades da bacia do Sinos. São esperados dois picos de chuva para a região nos próximos dias, um na noite e madrugada desta sexta-feira, e outro entre os dias 7 e 8 de setembro. Apesar disso, a Metsul alerta que também choverá em outros dias durantes este período.

 

Região pode ter quarta enchente do ano

De acordo com o encarregado da Estação de Meteorologia de Campo Bom, Nilson Pedro Wolff, caso se confirmem os volumes previstos de chuva para a próxima semana, a região sofrerá a quarta enchente do ano. “Chove sábado, 10 mm, domingo 45 mm e segunda-feira 40 mm. O tempo melhora na terça e quarta, mas volta a chover forte no Feriado do dia 07 de setembro, com 60 mm. Na sexta (08/09)  teremos 20.0 mm e no próximo sábado está previsto mais 30 mm de chuvas”, explica.

 

Inmet emite alertas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu dois alertas para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, um de perigo (laranja) e um amarelo (perigo potencial).

O alerta laranja prevê tempestades entre esta sexta e sábado (02/08), em áreas do RS, Santa Catarina e Paraná e Mato Grosso do Sul. O acumulado de chuva pode chegar a 100 mm em 24h, com ventos de até 100 km/h e queda de granizo. No estado, a região Noroeste será a mais afetada.

Já o alerta amarelo faz a previsão de tempestade em praticamente todo o RS, além de toda a região Sul do Brasil. O acumulado de chuva nessas regiões pode chegar a 50 mm em 24h, com ventos de até 60 km/h e queda de granizo.

 

 

Sair da versão mobile