RS

Metsul alerta para ocorrência de chuva intensa e vendavais no RS

Órgão aponta que deve chover o equivalente a dois meses em apenas dois dias em algumas cidades do estado

A MetSul Meteorologia reforçou nesta terça-feira (16/01) um alerta de tempo severo para todo o Rio Grande do Sul para hoje e quarta-feira (17/01). Conforme o órgão, há o risco da ocorrência de chuva com volumes excessivos, assim como tempestades de vento e granizo com possibilidade de vendavais intensos e com rajadas acima de 100 km/h.

De acordo com a MetSul, os dados mostram que pode chover o equivalente a dois meses em apenas dois dias em algumas cidades do estado. A entidade também aponta que trata-se de um complexo cenário meteorológico com duas baixas pressões, agravado pelo ingresso de ar muito quente do Norte, que “agirá como combustível” para a formação de fortes tempestades na Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.

Espera-se que ainda nesta terça-feira poderosas áreas de instabilidade avancem do Uruguai em direção a Campanha e Região Sul do RS, acompanhando uma área de baixa pressão atmosférica com chuva intensa a localmente extrema e temporais fortes a severos, granizo e rajadas de vento acima de 100 km/h.

Conforme a meteorologia, espera-se que a instabilidade atinja a região Metropolitana, Novo Hamburgo e Campo Bom no fim desta quarta ou madrugada de quarta-feira. Com o calor intenso dos últimos dias, é alto o risco de temporal com vento forte e chuva intensa no momento inicial da virada do tempo na Grande Porto Alegre.

Na quarta-feira, a chegada de uma segunda baixa pressão deve agravar ainda mais a instabilidade em grande parte do estado. Espera-se a ocorrência de tempestades elétricas e de vento. Devem ser esperados volumes muitos elevados de chuva em várias áreas com risco de acumulados até isoladamente extremos.

Grande número de cidades deve ter 100 mm a 200 mm até quinta-feira, mas podem ocorrer marcas isoladas de 200 mm a 300 mm. Centro, Sul e o Leste do estado devem ter os mais altos volumes. Porto Alegre e região estão na área de alto risco de chuva excessiva. A MetSul também aponta que as condições serão propícias a inundações repentinas, alagamentos, cheias de rios, transbordamento de córregos, deslizamentos de terra e queda de barreiras.

Sair da versão mobile