RS
Ministério de Minas e Energia cria grupo para acompanhar apagão no Brasil e apurar causas
O Ministério de Minas e Energia afirmou que determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o apagão que provocou a queda de energia em vários estados brasileiros nesta terça-feira (15/08).
Em nota compartilhada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, a pasta diz que a equipe acompanha o processo de retomada do abastecimento de energia e vai apurar as causas do incidente.
O texto diz que o ministro Alexandre Silveira está à frente da iniciativa. “A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”, afirma o comunicado.
Apagão no Brasil
Ainda na nota, o Ministério de Minas e Energia afirmou que o apagão foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), a ocorrência interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte, Nordeste e Sudeste.
Diversos relatos nas redes sociais afirmam que faltou energia em Pernambuco, Bahia, Fortaleza, São Paulo, Minas Gerais, Piauí, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, entre outras regiões.
“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas”, diz a ONS.
Segundo o órgão, a energia passou a ser restabelecida e, às 9h16h, no horário de Brasília, 6 mil MW já foram recompostos.