NOVO HAMBURGO

Moção quer ampliar circulação de ônibus em Lomba Grande

Aproveitando a nova concessão do transporte coletivo em Novo Hamburgo, com início anunciado para 27 de abril, o presidente da Câmara, Gerson Peteffi (MDB), pedirá ao Executivo que estude uma reorganização das linhas de ônibus que servem o bairro Lomba Grande. O apelo é manifestado por meio de moção, aprovada por unanimidade em plenário na noite desta segunda-feira (04/03).

“Hoje existe uma linha de ônibus que atende as localidades de Santa Maria e São Jacó somente em dois dias da semana e com dois horários. Solicitamos à Prefeitura que coloque veículos de menor porte, mas atendendo todos os dias e com mais alternativas de horário”, pleiteia Peteffi.

O vereador também sugere a divisão da linha integrada que liga o Centro de Novo Hamburgo à zona rural. “A proposta seria criar uma linha específica para atender o Quilombo e o Passo dos Corvos e outra para a área central de Lomba Grande, a Vila Integração e os moradores das proximidades da Emeb Bento Gonçalves”, explica. “Esperamos que o Executivo, nessas negociações que se avizinham com a nova concessionária, tenha um carinho especial pelo bairro”, acrescentou.

Enio Brizola (PT) e Ricardo Ritter – Ica (PSDB) falaram sobre suas expectativas para a nova operação do transporte coletivo, dando fim a uma espera de anos. Sobre o caso específico da moção, o vereador petista lembrou que Lomba Grande carece de um suporte maior das estruturas de governo em diversos aspectos. “Quem circula nas vias rurais percebe as dificuldades. E isso também contribui para a prestação de um serviço de baixa qualidade”, comentou.

Presidente da Comissão de Obras e Mobilidade Urbana, Ica prometeu levar a pauta das linhas de ônibus à Viação Santa Clara, vencedora do processo licitatório. Colegiado e empresa têm reunião agendada para a tarde desta quinta-feira (07/03).

Além do aviso, o vereador tucano também pediu para subscrever a Moção nº 7/2024. Com a anuência do autor, o documento receberá ainda a assinatura de Lourdes Valim (Republicanos), que reiterou o alto número de reclamações feitas por moradores de Lomba Grande.

Sair da versão mobile