NOVO HAMBURGO

Moradores da Vila Palmeira são evacuados após Sinos atingir 9 metros em Novo Hamburgo

Segundo avaliação técnica, águas do rio devem extravasar o dique ao atingir 9,50 metros

Após se reunir com a equipe técnica da Prefeitura de Novo Hamburgo, a prefeita Fátima Daudt determinou a evacuação dos moradores da Vila Palmeira, no bairro Santo Afonso, nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, dia 3, em razão do risco iminente de transbordamento do dique, que represa o Rio dos Sinos. O nível do rio vem subindo seis centímetros por hora e chegou na marca de 9 metros nesta manhã, fato nunca visto antes na história das medições. Segundo avaliação técnica, suas águas devem extravasar o dique ao atingir 9,50 metros. Com a medida, o Município age preventivamente para reduzir os riscos à população local.

“Foi extremamente importante tomar esta decisão para proteger os moradores desta região do bairro Santo Afonso”, disse Fátima, que havia decretado situação de emergência na cidade nesta quinta-feira, dia 2. O Município também já havia suspenso as aulas nas escolas municipais nesta sexta-feira.

Os moradores estão sendo retirados a partir da Praça da Juventude e levados para abrigamento na Fenac. Um carro de som está percorrendo as ruas da Vila Palmeira alertando para o risco e chamando todos a deixarem suas casas e irem para a Praça da Juventude, nas proximidades da vila.

Quem possui veículo pode ir com ele até a Fenac, inclusive levando colchões e roupas de cama, onde também há espaço para estacionamento. Novo Hamburgo já havia disponibilizado quatro abrigos até ontem à noite, que juntos contabilizam 647 pessoas abrigadas: os ginásios do CIEP Canudos, do Sinodal da Paz e do Sesi e também o Centro de Iniciação ao Esporte no Parque do Trabalhador.

Fátima destaca o apoio das entidades empresariais (ACI NH/CB/EV/DI, CDL e do Sindilojas), que disponibilizaram caminhões e veículos para transportar pessoas para os abrigos e também providenciaram a doação de 115 colchões. A Prefeitura está providenciando a compra de 300 colchões. A comunidade também pode auxiliar, doando essencialmente colchões e roupas de cama, como cobertores, lençóis e travesseiros.

 

Comusa

Em razão do nível do rio, a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo alerta que precisou desligar as bombas de captação de água junto ao Rio dos Sinos à zero hora desta sexta-feira. Com isso, a cidade deve ficar sem abastecimento a partir das próximas horas. A companhia está providenciando caminhões-pipas para garantir o abastecimento de serviços essenciais, como hospitais e demais unidades de saúde. No bairro São José Kephas, moradores já relatam falta de água.

As Unidades de Saúde da Família Getúlio Vargas (Rua Bruno Werner Storck, no bairro Canudos) e Lomba Grande (Rua Victor Thiesen, 125 – Esquina com Odete Correia Schuck), seguem com atendimento suspenso nesta sexta-feira.

A Prefeitura abriu um ponto de coleta de doações na Fenac. A entrada deve ser feita pelo portão da área administrativa na Rua Araxá. O funcionamento é das 9h às 19 horas, inclusive neste sábado (4) e domingo (5). As doações mais necessárias são: colchões e roupas de cama, como cobertores, lençóis, travesseiros e toalhas de banho, fraldas de todos os tamanhos. Outras necessidades são arroz, feijão, açúcar, massa, farinha de trigo e de milho, leite, óleo de soja, água mineral, achocolatados, bolachas, rações para cães e gatos, materiais de limpeza e de higiene pessoal.

A Defesa Civil de Novo Hamburgo continua com as equipes mobilizadas nas ruas da cidade, auxiliando no resgate da população nos pontos de enchentes e monitorando o risco de deslizamentos em encostas de morros. Os telefones de plantão da Defesa Civil são: 99707-9954 | 98058-9979 | 98013-9178 | 99920-8131 | 99467-6568. Em caso de emergência, ligue para Corpo de Bombeiros através do telefone 193 ou 3595.1123

Sair da versão mobile