NOVO HAMBURGO
Moradores reivindicam melhorias para a USF Kephas
Um grupo de moradores do bairro Vila Diehl tem se mobilizado visando melhorias para a comunidade. A principal demanda são melhorias para a Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro. Na última sexta-feira (26/11), o secretário de Saúde Naasom Luciano se reuniu com os representantes do Grupo É o Kephas e com a Associação Cultural Kephas (ACK), na USF, para ouvir as demandas e melhorias pedidas pela comunidade.
Além de Naasom, estiveram presentes a diretora-presidente da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo, Tânia Terezinha da Silva, a presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Rosane Cristine Marcki Wilhelms, o vereador Gustavo Finck, além de moradores da comunidade.
Entre os problemas, foi apontada a falta de médicos, a precariedade das instalações e do atendimento da unidade de saúde, a dificuldade de agendar consultas, a falta de remédios e a dificuldade de realizar exames preventivos de câncer. Além disso, a principal solicitação é a construção de uma cobertura na USF, já que as filas para a retirada de fichas para o atendimento deixam os moradores expostos ao sol e a chuva.
O grupo luta também pela retomada do horário das 7h às 18h na USF, pela disponibilização de bancos para aqueles que aguardam por atendimento e por uma marcação de consultas diferenciada para idosos, gestantes e pessoas com deficiência, sem a necessidade de enfrentar filas.
Nesta segunda-feira (30/11), representantes do Grupo e da ACK também se reuniram com a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa do Consumidor (Codir), para apresentar as mesmas demandas. De acordo com Júnior Benites, organizador do Grupo É o Kephas, estão sendo preparadas novas reuniões com o Poder Público, visando apresentar outras demandas da comunidade.
O que os moradores pedem na USF Kephas
A Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo respondeu às reivindicações da comunidade. Confira a lista de demandas e suas respostas abaixo:
1. Construção de cobertura para abrigo dos pacientes
RESPOSTA: A Secretaria Municipal de Saúde destaca que foram realizadas várias tentativas para implantação do toldo, mas, como órgão público, qualquer obra deve ser precedida de projeto e análise técnica. Por isso, o setor de engenharia da Secretaria de Saúde está avaliando alternativas para viabilizar a cobertura ao longo do próximo ano. Tanto o Kephas quanto outras unidades grandes serão prioridades. Naasom reforça que a pandemia, que já dura quase dois anos, afetou diretamente o andamento de melhorias nas unidades de saúde, que serão retomadas.
2. Bancos para pacientes que aguardam atendimento no lado de fora do prédio
RESPOSTA: A Secretaria Municipal de Saúde irá abrir um procedimento de registro de preços para bancos de praça para adquiri-los, o que deve ocorrer no primeiro trimestre do ano que vem.
3. Retorno do horário de abertura da USF para às 7 horas e fechamento às 18 horas
RESPOSTA: A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que as Unidades de Saúde da Família (USF), como é o Kephas, funcionam das 8 às 17 horas, conforme padrão estabelecido para este tipo de unidade. Para estender este horário, há necessidade de adesão ao Programa Saúde na Hora do Ministério da Saúde, que não está disponível para todas as unidades. Não é possível, portanto, uma solução imadiata.
4. Marcação de consultas para idosos, gestantes e pessoas com deficiências sem a necessidade de pegar fila na manhã
RESPOSTA: A Secretaria Municipal de Saúde destaca que as marcações de consultas podem ser feitas por telefone. A partir das 16 horas, a unidade fica à disposição para marcar consultas por telefone para estes grupos prioritários. O telefone da unidade do Kephas é 3583-1401.
5. Um ginecologista e pediatra
RESPOSTA: A Secretaria Municipal de Saúde destaca que, pela natureza de uma Unidade de Saúde da Família, como é o Kephas, o médico responsável por atender desde a criança até o idoso é o médico da saúde da família. Quando este médico sente a necessidade de um especialista, ele referencia este paciente para uma das cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas na cidade. É procedimento do Ministério da Saúde para unidades como as USFs. Como é um pedido antigo do Kephas e há demanda, algumas vezes a Secretaria de Saúde desloca profissionais destas especialidades para dar vasão aos procedimentos. A secretaria informa que irá anbalisar a possibilidade de ampliar a presença destes profissionais. Mas reforça que não há condição jurídica para estabelecer uma agenda fixa com ginecologista e pediatra na USF.
6. Exames complementares com mais brevidade
RESPOSTA: A Secretaria de Saúde destaca que o rol de exames disponível é o estabelecido em contrato, que são oferecidos à comunidade. Não há possibilidade de demanda livre para exames em razão da limitação orçamentária do poder público em qualquer esfera.
7. Suprir falta de remédios para hipertensão, diabete, infantil, ansiedade e depressão, como Dipirona, Paracetamol, Diazepam, Amitriptilina, Clorpramazina, Paroxetinal, Metformina, Diclofenaco potássico
RESPOSTA: A Secretaria de Saúde esclarece que há medicamentos de maios complexidade que precisam ser referenciados na Farmácia Comunitária, conforme notificação do Conselho Regional de Farmácia. São distribuídos nas unidades dos bairros todos os permitidos.
8. Organização de fichas para que pessoas não tenham que retornar outro dia
RESPOSTA: A Secretaria de Saúde se comprometeu em avaliar este fluxo, mas deve ser considerado toda a rede básica da cidade. Foi explicado que há algumas complexidades, como demanda expontânia (aquele que precisa ser atendido no dia) e a abstenção (falta do paciente ao horário agendado, que hoje gira em torno de 30%).
9. Atenção médica a dependentes químicos e alcoólatras
RESPOSTA: A Secretaria Municipal explicou aos moradores o fluxo do atendimento no cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) disponível na cidade. Novo Hamburgo é a cidade com a melhor rede de atendimento deste público no Estado. A secretaria também informa que todos os profissionais da rede básica de saúde estão sendo capacitados para o acolhimento e encaminhamento deste tipo de paciente.
10. Atendimento com agilidade às consultas e marcações de fisioterapias
RESPOSTA: A Secretaria de Saúde está avaliando a renovação do contrato com o parceiro atual e também negociando com o Grupo Solução em Gestão, que faz a gestão do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), que funciona no bairro Rondônia para disponibilizar consultas extras.
11. Melhorar a quantidade de fisioterapias
RESPOSTA: Idem à resposta da questão 10.
12. Exames do Bioanalisys há dificuldade dos pacientes irem às 5 horas
RESPOSTA: A Secretaria de Saúde irá se reunir com os laboratórios para discutir melhor fluxo para atender a demanda, considerando a limitação contratual de quantidade de exames. A proposta é contemplar a marcação de exames por telefone ao grupo prioritário de pessoas (idosos e gestantes)
13. Falta e demora na marcação de exames de pré câncer
RESPOSTA: A demanda ficou reprimida por conta da pandemia, a partir de determinação da Secretaria Estadual de Saúde de suspensão de procedimentos eletivos. O município retomou os exames em maio deste ano, e a demora se deve por conta desta demanda reprimida. A secretaria alertou aos moradores que a falta de pessoas que marcaram os exames ainda é muito grande, o que afeta ainda mais no andamento da fila, mas a expectativa é regularizar a demanda nos próximos meses.
14. Observação rigorosa diante dos protocolos de prevenção a Covid, com distribuição de fichas em horários espaçados, distância entre os pacientes, uso de álcool gel e máscaras.
RESPOSTA: A Secretaria de Saúde destaca que esta observação é uma constante. Os coordenadores e os profissionais das unidades são rotineiramente alertados quanto à necessidade e importância destes protocolos.