CULTURA
Morre Luiz Carlos Borges, ícone da música tradicionalista gaúcha
Faleceu na noite desta quarta-feira (10/05), aos 70 anos, o cantor, compositor e músico nativista Luiz Carlos Borges. Ele estava internado no Hospital da Santa Casa desde 27 de março. O velório está sendo realizado no Theatro São Pedro, até às 18h desta quinta-feira. A despedida ao tradicionalista é aberta ao público.
Carreira
Borges começou sua carreira aos 9 anos, em Santo Ângelo. Missioneiro, formava a dupla Irmãos Borges, ao lado do irmão, Antônio, lançando três discos. Na década de 80 seguiu carreira solo.
Formado em Música pela UFSM, assumiu cargos públicos, como assessor de Cultura e Turismo das cidades de São Borja e Santa Maria. Em 1983, enquanto secretário de Cultura de Santa Rosa, criou o Musicanto, importantíssimo festival nativista realizado até hoje.
Com 35 álbuns lançados, fez shows em países como Alemanha, Estados Unidos, Argentina, Áustria, Itália, Eslovênia, Suíça e Polônia e tem gravações em parceria com músicos como Yamandu Costa e Mercedes Sosa, além de parcerias com bandas de rock, como Nenhum de Nós e Engenheiros do Hawaii.