EDUCAÇÃO
Move acolhe 4 mil alunos da rede municipal no contraturno

Programa Movimentos e Vivências na Educação Integral é realizado em 51 escolas
Dentre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED) está o Programa Movimentos e Vivências na Educação Integral (Move), que teve suas atividades retomadas nesta semana. São 4 mil alunos, do 3.º ao 7.º ano, atendidos no contraturno de 51 escolas municipais de educação básica (EMEBs).
Nesta terça-feira (25/02), foi a vez de Vicente Schroeder, 9 anos, ter sua primeira aula de dança de 2025. Ele é aluno do 4. º ano da Emeb Imperatriz Leopoldina, bairro Ideal, e estava ansioso pelo retorno do Move, pois participa do programa desde o ano passado. “Gosto muito das aulas de dança, consigo me expressar, me soltar brincando. As aulas de fazer contas também me ajudam bastante, para quando a professora na sala de aula passar a lição, eu já saber fazer”, conta.
Na Imperatriz, são 50 vagas ofertadas no Move, com oficinas de Língua Portuguesa e Matemática, além das optativas de dança e teatro.
Segundo a coordenadora do programa na escola, Maria Guilhermina Rolim Duarte, as vivências compartilhadas, o acesso às artes e à cultura ampliam os horizontes do estudante. Já a diretora Carolina Fleck Koch, destaca que quem participa das oficinas ganha um tempo de qualidade longe das telas. “A aprendizagem é significativa em diferentes níveis”, pontua.
O processo de seleção dos alunos para participar do Move é realizado pelos professores e equipe diretiva da escola. “Priorizamos crianças com alguma demanda no aprender. Cada caso é analisado individualmente”, explica Maria.
A gestão da iniciativa é realizada pela SMED, por meio do setor de Educação Integral, que atua em parceria com a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH). O programa ainda direciona esforços para acolher e atender os estudantes imigrantes provenientes de países como Venezuela, Argentina, Cuba e Peru. Hoje são 285 alunos estrangeiros na rede municipal.
O Move também oferta aprendizagens nas áreas esportiva, cultural, de sustentabilidade e tecnológica.
