Connect with us

CULTURA

Natal dos Sinos se encerra nesta quinta-feira e celebra a alegria do reencontro na Praça do Imigrante

O encanto e a magia que só o Natal tem voltou a ganhar as ruas da cidade. O Natal dos Sinos, com o tema “Um Brilho de Esperança”, reaproximou famílias e amigos e trouxe de volta o sentimento de pertencimento da comunidade aos espaços públicos que foram preparados especialmente para a grande festa.

Festa essa que começou em 3 de dezembro com uma linda Caminhada Luminosa com 400 pessoas, e se encerra nesta quinta-feira (23/12), com mais uma apresentação da incrível Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), a partir das 21h. “O Natal dos Sinos está consolidado como um ambiente de celebração entre as pessoas e convívio das famílias. Em 2021 conseguimos despertar os melhores sentimentos e distribuir, ao longo da programação, a leveza e alegria necessárias para seguirmos em frente”, afirma o secretário municipal da Cultura, Ralfe Cardoso.

Importante ressaltar que a programação do Natal dos Sinos ocorreu com todos os cuidados e protocolos necessários para evitar a contaminação pelo coronavírus.

Grande palco

Promovido pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Natal dos Sinos transformou a Praça do Imigrante, no Centro, em um grande palco de emoção. Prestigiando talentos locais e convidados, o público teve acesso a uma gama de 19 presentações artísticas, sempre aos finais de semana, que ficarão marcadas na memória de quem ansiava pela celebração natalina por meio da arte. Foram 100 horas de programação cultural que chegou a 25 mil pessoas durante o evento, que teve 15 intervenções do Bom Velhinho, o Papai Noel esteve pertinho do público durante todo o tempo.

E a comunidade participou ativamente das ações promovidas para o Natal dos Sinos, como o #VaralFotográfico em que numa cabine fotográfica foi possível posar com familiares e amigos gratuitamente. As 203 fotos em tamanho 15 x 21 foram colocadas em um varal para serem retiradas posteriormente, durante as noites do evento. Um grande mural foi criado para fixar 30 mil fitas coloridas que expressavam os desejos por meio das palavras amor, otimismo, alegria, esperança e afeto. E uma das provas de que realmente havia uma grande motivação e vontade de fazer parte da celebração foi a distribuição de 15 mil adesivos com a mensagem “Eu Vim”, ostentados com orgulho pelos hamburguenses e visitantes da cidade.

Colaboradores e servidores municipais, e da Fundação de Saúde de Novo Hamburgo (FSNH) também fizeram parte da decoração do Natal dos Sinos emprestando suas imagens em flâmulas que foram distribuídas pela área central. Foram 190 fotos que serviram de inspiração e agradecimento ao trabalho e dedicação, com a participação de 176 pessoas.

Os bairros da cidade também receberam a magia do Natal por meio de cortejos natalinos em oito bairros, mais afastados da área central. Dos bairros ainda saíram ônibus para levar moradores a conferir as ações na Praça do Imigrante.

Caminhos que seguirão coloridos

O encerramento da programação do Natal dos Sinos também marca uma trajetória importante para os servidores municipais. A Secretaria Municipal de Cultura colocou em ação o projeto Colorindo Caminhos que teve como ênfase, por meio da cultura, estimular e resgatar o potencial criativo e humano da cidade. A proposta, que teve início em abril, em meio ao contexto da pandemia de covid, reforçou o sentimento de pertencimento da comunidade e dos trabalhadores dos serviços públicos, unindo todas as secretarias municipais. “O objetivo foi inspirar as pessoas a se ressignificarem, aumentando sua autoestima e seu sentimento de importância nos lugares que ocupam, através de ações de afeto e de convívio social. Por meio de olhares de atenção, o projeto fortaleceu e valorizou as pessoas, promovendo o cuidado à saúde mental, irradiando possibilidades e esperança no município e região”, afirma o secretário municipal de Cultura, Ralfe Cardoso.

O projeto piloto do Colorindo Caminhos ocorreu no Kephas e o impacto da pandemia na comunidade foi trabalhado em todas as áreas que as secretarias municipais abrangem, uma iniciativa de intersetorialidade entre as pastas que funcionou muito bem com intervenções de arte, literatura, projetos de saúde, noções de cidadania, entre outras ações. Em meio a isso tudo, lideranças comunitárias foram identificadas e estimuladas a manter e multiplicar as propostas do projeto que deve seguir em 2022.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornal Toda Hora © 2023 - Todos direitos reservados