CAMPO BOM

Nível do Rio dos Sinos começa a baixar em Campo Bom e estabiliza em Novo Hamburgo

Depois de estabilizar em 7,40m por volta das 13h de sexta-feira (29/09), o nível do Rio dos Sinos começou a baixar junto à ponte do bairro Barrinha, em Campo Bom. Às 9h deste sábado, a régua marcava 7,35 e algumas ruas ribeirinhas continuavam alagadas.

Em função desta cheia, que foi a segunda maior enchente do ano no município, 48 pessoas tiveram de deixar as suas casas. A Defesa Civil e a Prefeitura ajudaram na remoção das famílias. “Felizmente, não tivemos danos maiores. Vínhamos monitorando a situação desde sábado da semana passada, quando o nível do rio começou a subir e conseguimos atender as pessoas que precisaram deixar suas casas”, observa o prefeito Luciano Orsi.

O nível do Rio dos Sinos subiu desde sábado (23/09) em Campo Bom e, na quinta-feira (28/)7, atingiu a cota de inundação, causando assim a quarta enchente no município em quatro meses. Às 17h, a régua marcou 7,27m e ruas dos bairros Barrinha, Porto Blos e Vila Rica já estavam alagadas. A Prefeitura, então, colocou retroescavadeiras na Estrada Pio XII, na Barrinha, para realizar o transporte dos ilhados e o Ginásio Municipal já estava preparado para receber os desabrigados. Neste sábado, 27 pessoas estão no Ginásio e as demais foram para casas de parentes ou amigos.

Em caso de alguma emergência em função da enchente, entre em contato com a Defesa Civil pelo fone (51) 99631-4625.
Nas enchentes de junho, julho e início de setembro, o nível do rio alcançou 7,60m, 7,34m e 7,32m, respectivamente.

 

Novo Hamburgo 

 

Após chegar a 7,03 metros, o Sinos começou a estabilizar na manhã deste sábado, em Novo Hamburgo. A Defesa Civil acredita que, caso ele volte a se elevar, seja apenas mais alguns centímetros. Até esta manhã, 20 pessoas estavam desalojadas, oriundas dos bairros Canudos e Lomba Grande, áreas que foram mais severamente afetadas pelas cheias.

 

Sair da versão mobile