NOVO HAMBURGO

Nível do Rio dos Sinos está subindo dois centímetros por hora em Novo Hamburgo

O nível do Rio dos Sinos subiu 38 centímetros na estação de captação de água da Comusa – Serviço de Água e Esgoto de Novo Hamburgo entre a noite de sexta-feira e o início da tarde deste sábado (17/06), atingindo 6,71 metros, mais de três metros e meio acima de seu nível normal. O nível do rio está subindo cerca de dois centímetros por hora em Novo Hamburgo.

A Defesa Civil, com apoio de várias secretarias municipais, segue em trabalho de campo neste sábado, com quatro barcos para resgatar moradores e também verificando situações pontuais de risco.

Segundo novo levantamento do início da tarde deste sábado, o município segue com 221 pessoas abrigadas, sendo 171 na Base de Ações Comunitárias Integradas (BACI) Santo Afonso e 50 na Escola Municipal Arnaldo Grin. Também da Santo Afonso. Destas pessoas, apenas uma família (4 pessoas) é do bairro Canudos. Todas as demais são da própria Santo Afonso, bairro mais atingido pela cheia do Rio dos Sinos.

Novo Hamburgo contabiliza um óbito. Trata-se de um homem de 60 anos, que morava com um irmão em um casebre da rua Beco da Realeza, no bairro Santo Afonso, cujo corpo foi resgatado pelos Bombeiros na noite desta sexta-feira. O irmão não estava na casa e passa bem.

Os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) Canudos, Santo Afonso e Kephas são os pontos de referência para as famílias que necessitarem de ajuda neste final de semana. Os três locais terão expediente normal neste fim de semana, das 8 às 17 horas no sábado e domingo. O endereço em Canudos é Rua Ícaro, 933; na Santo Afonso, é Avenida Montevidéu, 605; e no Kephas, na Rua Tamoio, 52, bairro Diehl.

A Prefeitura de Novo Hamburgo convida a população a se solidarizar com as famílias hamburguenses atingidas. “O que mais precisamos neste momento são colchões, cobertores, material de higiene pessoal e material de limpeza”, reforça a prefeita Fátima Daudt. Os donativos podem ser entregues na Fenac, inclusive neste sábado e domingo, das 9h às 18h, em ambos os dias.

 

Casa de Bombas retira 7,5 mil litros por segundo do bairro Santo Afonso para o Rio dos Sinos

A Secretaria Municipal de Obras Públicas e Serviços Urbanos de Novo Hamburgo esclarece que a Casa de Bombas localizada no bairro Santo Afonso não parou de funcionar desde o início das chuvas do ciclone extratropical. São 7,5 mil litros de água por segundo bombeados da bacia de contenção para o Rio dos Sinos. “Foi muita chuva em apenas 12 horas. Não há rede pluvial nem estrutura de que dê conta de tanta água em tão pouco tempo, tanto que tivemos problemas muito mais graves em várias cidades do Estado. Graças às obras de macrodrenagem realizadas nos últimos anos no Município e ao trabalho da Casa de Bombas, a situação não está pior no bairro Santo Afonso”, destaca o Diretor de Esgotos Pluviais, Ricardo Lucas Al-Alam.

Sair da versão mobile