CULTURA
No dia do aniversário do Município, pais e alunos da Adolfina Diefenthäler conhecem a história de Novo Hamburgo

Escola do bairro Diehl participou da edição especial do Partiu Novo Hamburgo em comemoração aos 98 anos
Neste sábado (05/04), uma excursão de pais e alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Adolfina Diefenthäler, no bairro Diehl, participou de um passeio diferente. O grupo conheceu o projeto Partiu Novo Hamburgo, uma iniciativa que busca apresentar aos moradores locais históricos do Centro e do bairro Hamburgo Velho que, em muitas vezes, ainda não são conhecidos pela população.
Na primeira parte do passeio, o historiador Paulo Daniel Spolier, falou sobre as peculiaridades da Casa das Artes, Praça do Imigrante, Calçadão Oswaldo Cruz e a Igreja da Ascensão, tombada como patrimônio histórico e tida como uma joia arquitetônica, com uma torre em 58 metros de altura.
A segunda etapa do Partiu levou as famílias para o bairro Hamburgo Velho, tombado pelo como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, região onde a imigração alemã se estabeleceu na cidade há dois séculos. Na região, foram visitadas a Igreja Evangélica de Confissão Luterana – Três Reis Magos, a mais antiga do Município, o Museu Comunitário Casa Schmitt-Presser e a Fundação Ernesto Frederico Schefell.
Morando há quase uma década em Novo Hamburgo, a dona de casa Ana Paula Spier, descobriu as belezas desses locais históricos hoje. “Sempre tive vontade de fazer esses passeios, para ver a história do Município. Quero agradecer a oportunidade do Partiu Novo Hamburgo. Estou encantada, valeu muito a pena”, elogia Ana Paula.
A pedagoga Daiana Silva também participou da iniciativa, acompanhada do marido, o comprador Rigoberto Cardoso, e da filha Isabela. Ela aprovou a ideia de convidar os pais para o passeio. “Para nós, moradores daqui desde a infância, é legal conhecer a história. Gostamos bastante”, salienta Daiana.
A secretária de Educação (SMED), Simone Schneider, acompanhou toda a visita e valorizou a participação das famílias. “Essa visitação é importante para que as pessoas conheçam a cidade. Os espaços culturais, as exposições. Tudo aquilo que conta a nossa história”, destacou. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria de Cultura (SMC). À tarde, o mesmo passeio será realizado com a EMEB Arnaldo Grin.
