NOVO HAMBURGO
Nova sede da Justiça Eleitoral e da Central de Atendimento ao Eleitor de Novo Hamburgo é inaugurada
Foi inaugurada nesta quarta-feira (04/10) a nova sede dos Cartórios Eleitorais de Novo Hamburgo, localizada agora na Rua Marcílio Dias, 1769, no Centro do município. Além disso, no mesmo espaço também funcionará a Central de Atendimento ao Eleitor.
Acompanhada pelo desembargador Voltaire de Lima Moraes, Vice-Presidente e Corregedor-Geral da Justiça (TRE/RS), a cerimônia de descerramento da placa contou com a participação da juíza eleitoral da 76ª Zona Eleitoral, Juliane Pereira Lopes, e do juiz eleitoral da 172ª Zona Eleitoral, Adriano Parolo.
O desembargador Voltaire, em seu pronunciamento, comentou o avanço da Justiça Eleitoral em Novo Hamburgo ao implantar uma central de atendimento ao eleitor. Ele explicou ainda a estrutura de atendimento existente no município, tendo a 76ª zona eleitoral 88.414 eleitores, 277 seções eleitorais e 25 locais de votação e a 172ª zona eleitoral 91.744 eleitores, 273 seções eleitorais e 31 locais de votação.
“A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, com a função precípua de fazer com que as eleições fossem livres e fossem realmente pleitos cujo resultado final, a totalização, espelhassem a vontade do eleitor e não sofressem a influência de terceiros tentando deturpar o processo eleitoral. Cada vez mais, a Justiça Eleitoral vai se empenhar em dar qualidade e igualdade a todos os partidos e candidatos e eliminar toda e qualquer desinformação que venha conspurcar o pleito eleitoral”, declarou o desembargador.
Estavam presentes à solenidade o representante da prefeita, assessor jurídico especial José Cassio Bortolini, o diretor do Foro de Novo Hamburgo, Carlos Fernando Noschang, o representante do Comandante Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Dos Sinos, Major Ângelo Ferraz, o presidente da OAB-NH, Carlos Edurdo Braun, o presidente da Câmara dos vereadores de Novo Hamburgo, Fernandinho Lourenço, os vereadores Inspetor Luz e Gerson Peteffi, entre outras autoridades.
Nova localização facilita o acesso ao eleitor
A mudança de endereço foi decidida no começo do ano passado. O prédio ocupado desde 2007 apresentou movimentação no piso – técnicos falam de assentamento do solo ou dilatação do próprio piso em função das mudanças bruscas de temperatura. Como os problemas não foram solucionados pelo locador, a Justiça Eleitoral decidiu locar outro imóvel. A escolha do novo espaço levou em consideração a localização, como a proximidade ao maior fluxo de pessoas, quanto à estrutura do imóvel. Assim, o novo prédio fica muito mais perto do Paradão de ônibus, favorecendo a população que depende do transporte público.