CAMPO BOM
Novo ciclone extratropical deve atingir a região nesta sexta-feira
Fenômeno deve ter intensidade menor do que o ocorrido em 16 de junho
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu comunicado nesta semana sobre a possibilidade de fortes chuvas e temporais que devem atingir o estado a partir desta sexta-feira (07/07), devido a formação de um novo ciclone extratropical no Litoral Norte do RS. De acordo com previsões, o fenômeno é esperado para sexta-feira e sábado (08/07), porém com uma intensidade menor do que o registrado no evento ocorrido em 16 de junho, que causou danos em diversas cidades, especialmente no Litoral Norte e na Região Metropolitana. A expectativa é que, entre sexta e sábado (08/07), chova entre 80 a 150 mm no Vale do Sinos.
A Defesa Civil estadual já está atuando no monitoramento da evolução da previsão meteorológica, por meio de seu Centro de Operações (Codec) e da Sala de Situação do Estado. Também já está articulando com os municípios, responsáveis pelo primeiro atendimento, eventuais ações de prevenção que minimizem os riscos para populações, especialmente aquelas que vivem em maior vulnerabilidade.
De acordo com o órgão, durante a quinta-feira (06/07), as chuvas avançam com intensidade moderada e forte com trovoadas sobre a Campanha, o Centro e o Sul do estado, mas ainda sem a influência do ciclone. Na sexta-feira, com a chegada prevista do fenômeno extratropical, ocorrerá uma intensificação dessas instabilidades, podendo causar alguns transtornos relacionados aos acumulados de chuva e aos temporais.
No sábado, a previsão é de que as chuvas continuem com moderada e forte intensidade nas regiões entre os Vales, Leste e Nordeste, devido a formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral Norte. Com o ciclone, os ventos também ganham força e sopram com velocidades dos 70 aos 90 km/h nas áreas do Leste e Nordeste gaúcho.
No domingo (09/07), o tempo firme volta a predominar sobre o estado e as temperaturas entram em declínio, por conta do afastamento do ciclone.